Esta não é a primeira vez que o ator francês é confrontado com acusação deste teor. Em 2018, a jovem atriz francesa Charlotte Arnould acusou o ator de “violação e agressão sexual”. Na altura, o ator negou as alegações e o caso acabou por ser encerrado. No entanto, a queixosa não desistiu e conseguiu que a investigação fosse reaberta no verão de 2020. E é no seguimento da mesma que Gérard Depardieu volta a ser acusado de comportamento sexual inadequado por mais 13 mulheres.
As alegadas vítimas partilharam as suas histórias com o site francês de investigação “Mediapart” e no relatório recentemente publicado são revelas situações de apalpadelas, comentários obscenos e comportamentos incorretos durante os momentos em que trabalhavam juntos em filmes e séries entre 2004 e 2022.
O ator, de 74 anos, não reagiu pessoalmente, mas a equipa de advogados que o defende nega qualquer comportamento incorreto ou de caráter criminoso e defende que algumas das informações avançadas pelo site francês não correspondem à verdade e são “avaliações altamente subjectivas e/ou julgamentos morais”.