A designer britânica Mary Quant, famosa por ter criado a minissaia na década de 1960, morreu hoje, dia 13, aos 93 anos. “Morreu pacificamente em casa, no Surrey, Reino Unido”, informa o comunicado emitido pela família, citado pela BBC, que sublinha ainda: “Era uma das estilistas do século XX mais reconhecidas internacionalmente e uma inovadora notável“.
Nascida a 11 de fevereiro de 1934, em Londres, Mary Quant formou-se na Escola de Arte Goldsmith e aos 21 anos abriu a loja de roupa e acessórios Bazaar, em Kings Road, no elegante bairro de Chelsea, que rapidamente conquistou sucesso, tornando-se referência de moda e cujo restaurante, situado na cave, se tornou ponto de encontro para os jovens e artistas. A nota emitida sobre a sua morte sublinha ainda que “os seus talentos criativos e perspicácia rapidamente estabeleceram uma contribuição única para a moda britânica”.
A BBC lembra que Mary Quant tirou a moda das passerelles e levou-a para as ruas, criando peças com estilo que eram simultaneamente divertidas e a preços acessíveis. Os calções curtos e os impermeáveis de plástico são também criações suas.