Ser ator não estava nos planos de Gonçalo Almeida. O jovem, de 23 anos, frequentava o ensino secundário na área de Ciências e Tecnologias quando decidiu trocar as voltas ao seu percurso. Entrou para a Escola Profissional de Teatro de Cascais e foi com Carlos Avilez que se apaixonou pela arte de representar: “Seguir representação não foi um ato muito pensado, é uma arte que eu não estava nada à espera de abraçar e não sabia que seria tão importante para a minha vida. Comecei com 18 anos, um pouco tarde para o que é normal, mas isso acabou por não invalidar nada. O Carlos Avilez deu-me um grande voto de confiança, apostou em mim e sempre me encorajou”, contou-nos à margem da estreia da peça A Noite dos Assassinos, no Teatro Experimental de Cascais, por ocasião do Dia Mundial do Teatro.
“Nunca me passou pela cabeça que um dia estaria no ‘set’ ao lado do Anthony Hopkins.”
Entretanto, esta ainda curta carreira ganhou proporções que nem ele próprio imaginava: entre muitos candidatos, o ator foi escolhido para entrar numa série da plataforma de streaming Peacock, que tem no elenco atores como Anthony Hopkins e Iwan Rheon, com o título Those About to Die, dos alemães Roland Emmerich e Marco Kreuzpaintner.
“Sei que tenho trabalhado, mas também tive sorte ao ser escolhido para esta série. Nunca me passou pela cabeça que um dia estaria no set ao lado do Anthony Hopkins”, revelou o ator, que esteve recentemente em cena no Teatro Aberto com O Coração de Um Pugilista. Perguntamos-lhe se está preparado para a fama. Responde, com uma sinceridade desarmante: “Provavelmente, não. Mas espero não me deslumbrar e continuar a ter os pés assentes na terra.”