O Papa Francisco vai ser operado na tarde desta quarta-feira, 7 de junho, ao abdómen depois de ter realizado vários exames no hospital Gemelli, em Roma. Os procedimentos, que incluem uma laparotomia e plástica da parede abdominal com prótese, implicam uma anestesia geral, pelo que o Sumo Pontífice, de 86 anos, ficará internado durante dois dias, revela a agência italiana Ansa.
“A operação, marcada nos últimos dias pela equipa médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma hérnia incisional encarcerada que está a causar síndromes sub-oclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. O internamento na unidade de saúde durará vários dias para permitir o curso pós-operatório normal e a plena recuperação funcional”, revela o comunicado enviado pelo Vaticano. Durante as audiências desta terça-feira, Francisco tinha-se sentido “cansado” e com dores na zona do abdómen, devido ao dia “muito intenso”, o que o levou ao hospital para realizar exames.
Recorde-se que, daqui a dois meses, o chefe máximo da Igreja Católica estará em Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude, prevista entre 1 e 6 de agosto. Esta será a visita mais longa de um Papa ao nosso país.