A Madeira acolheu na passada sexta-feira, a Semifinal da 51ª edição dos International Emmy Awards e contou com a presença de várias personalidades do panorama da televisão portuguesa. A sessão de visionamento e votação da categoria “Melhor Atriz” (“Best Performance by an Actress) decorreu desde manhã no Salão Nobre do Edifício do Governo Regional da Madeira e o painel de Jurados integrou mais de duas dezenas de personalidades do panorama televisivo nacional.
Numa reunião à porta fechada, representantes dos três canais televisivos generalistas portugueses – RTP, SIC e TVI – e da Globo do Brasil participaram na votação para a Categoria de Melhor Atriz dos International Emmy Awards, os prémios de televisão mais importantes do mundo, e que distinguem anualmente os melhores de programas de televisão a nível mundial.
A lista de jurados que avaliou as performances a concurso contou com a presença de um conjunto de executivos de media dos grupos de televisão portugueses, com destaque para Pedro Morais Leitão – CEO do Grupo Media Capital, José Eduardo Moniz – diretor geral da TVI, Cristina Ferreira – diretora de drogramas da TVI, Margarida Vitória Pereira – diretora internacional da TVI e de Marina Ramos – diretora de Comunicação e Marketing da RTP, e os autores Helena Amaral e Rui Vilhena.
![Madeira acolheu Semifinal da 51ª edição dos International Emmy Awards](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/06/230626_23-Ricardo-Sa-Mariana-Monteiro-Jose-Condessa-Diogo-Valsassina-Ana-Guiomar-Tiago-Aldeia-e-Rita-Pereira-1600x1068.jpg)
Foto D.R.
Um conjunto muito representativo de atrizes e atores portugueses integrou, também, o Júri: Ana Guiomar, Beatriz Barosa, Dalila Carmo, Diogo Valsassina, Jorge Corrula, José Condessa, Manuel Marques, Mariana Monteiro, Paula Lobo Antunes, Ricardo Pereira, Ricardo Sá, Rita Pereira, Sofia Grilo e Tiago Aldeia. A atriz brasileira Sophie Charlotte e a diretora da Globo, Duda Pereira, também marcaram presença neste encontro na Pérola do Atlântico.
Pela primeira vez a receber uma semifinal dos International Emmy Awards, a Madeira acolheu a votação por iniciativa de André Sampaio, membro e um dos cinco e embaixadores mundiais da Academia de Televisão, que, em 2016, trouxe para Portugal o evento, com o patrocínio da marca Universo, do Grupo Sonae.
O nome da vencedora do Emmy de ‘Melhor Atriz Principal’, bem como todos os premiados das restantes categorias a concurso, será anunciado em novembro, na cerimónia, em Nova Iorque.
Recorde-se que Portugal já foi distinguido com três Emmy em edições anteriores, com as novelas ‘Meu Amor’ (TVI) em 2010, ‘Laços de Sangue’ (coprodução SIC/TV Globo) em 2011 e ‘Ouro Verde’ (TVI) em 2018.