Vera Kolodzig lembra período difícil em Londres: “Nunca mais tive vontade de voltar“. Foi através das redes sociais que a atriz recordou os anos que viveu em Londres, onde estudou Teatro, a propósito da atual viagem à capital inglesa, na companhia do filho.
“Desde criança que sonhava estudar em Londres, onde os imponentes teatros são arrebatados por sinfonias épicas e histórias contadas por actores que cantam e dançam. Vim a primeira vez a esta cidade naquela que recordo ser a única viagem com a família toda“, começou por escrever, revelando que ficava “admirada com as fachadas dos teatros sonhando com a possibilidade de vir um dia a pisar um enorme palco“.
Em seguida, disse que, após começar a fazer televisão aos 14 anos, juntou dinheiro para poder ir estudar para Londres aos 18. “Candidatei-me a uma bolsa da UE depois de passar na audição para mais de 1500 candidatos. Consegui. Fiquei três anos com um intervalo pelo meio em que voltei a Portugal para fazer uma novela e repor finanças. Podia dizer que foram os melhores anos da minha vida mas não foram”.
A atriz explicou, em seguida, tudo aquilo que tornou a experiência pouco positiva. “Vinha cheia de sonhos e vontades, cheia de ideias e ilusões, e a realidade foi bem diferente. Em 70 alunos havia apenas 3 estrangeiros, entre eles eu. O choque cultural foi grande, a integração difícil. Sentia-me um alien por não querer começar a beber às 18h ou ser honesta demais nas minhas opiniões. Senti-me sozinha e incompreendida num país onde nem sequer dois beijinhos se dão quando se conhece alguém. Sentia-me triste com a falta de luz natural, comida real e mar. Sentia-me angustiada com as distâncias enormes e caras. Amava teatro, amava aprender, amava passear nos mercados, amava poder vestir-me como queria sem julgamentos, mas sentia falta de amor. E não entendia o sentido de humor.“
Por fim, rematou: “Foram anos incríveis sem dúvida! Aprendi muito sobre mim, sobre o mundo e sobre representação. Regressei a Portugal em 2007 e nunca mais tive vontade de voltar. Até agora, 16 anos depois. Porque agora tenho um filho com sonhos nos olhos, com a magia do Harry Potter e o fascínio por esta cidade. Agora tenho a melhor desculpa para vir fazer as pazes com Londres e reencontrar o amor por ela“.