Numa sala de teatro repleta de admiradores e de muitos amigos, com uma apresentação diferente das tradicionais e que incluiu muitos risos e lágrimas à mistura, no dia a seguir ao seu 60.º aniversário João Baião deu a conhecer a sua autobiografia, O Outro Lado da Alegria – A História que Vos Quero Contar. Ao som de This Is My Life, de Shirley Bassey, o apresentador e ator atravessou a plateia do Teatro Tivoli BBVA e foi surpreendido com uma chuva de confetti, mas, sobretudo, com muitos beijos e abraços de todos os que o aguardavam.
“Estou muito contente com este livro, mas, ao mesmo tempo, um bocadinho ansioso.”
Só desta forma, junto dos seus, faria sentido apresentar este livro, como nos confessou: “O público é a entidade máxima do nosso trabalho, sem recetor nada faz sentido. E eu sinto-me muito acarinhado pelo público de todas as gerações, sou sempre abraçado com muita autenticidade e sinto-me como se fosse da família de cada um deles. Para mim, esse é o meu prémio de carreira.” Ainda assim, João Baião assume: “Estou muito contente com este livro, mas, ao mesmo tempo, um bocadinho ansioso, porque não sei como é que as pessoas vão receber esta minha outra forma de comunicar.”
O livro de memórias e fotografias inéditas, apresentado por Luís Osório através de uma conversa descontraída e emotiva com o autor, juntou muitas caras conhecidas, como Tânia Ribas de Oliveira ou Daniel Oliveira. “Desde 2006 que o João faz parte da minha vida e eu amo-o muito. Ele é muito cuidador e sabe ser cuidado, é impossível não gostar dele, só quem não o conhece. Tinha mesmo de estar presente neste dia, nunca o abandono em nada. E estou ansiosa por ler este livro”, assumiu a apresentadora da RTP. “A minha presença serve sobretudo para homenagear o João por aquilo que nos dá a todos, todos os dias, e pela entrega com que faz tudo. Já tive oportunidade de ler o livro, que tem muitas vidas dentro da própria vida que o João tem, das várias facetas que ele já encarnou na televisão, no teatro, no mundo do espetáculo”, referiu o diretor de Programas da SIC.
Luís Marques Mendes também fez questão de marcar presença e dar o seu abraço a um homem por quem tem “muita estima, admiração e consideração. O João é uma pessoa de um enorme talento e fico muito contente por vê-lo tão feliz como está hoje”, comentou.
Fotos: Luís Coelho