O Natal de Carlos Duarte Afonso ganhou dupla magia a partir do momento em que foi pai de Benedita, que nasceu em outubro do ano passado, da sua relação com a repórter da TVI Alice Alves. Alentejano de Beja com raízes transmontanas, o “maestro” da cozinha do restaurante Oitto e um dos protagonistas do programa Chef de Serviço, do canal 24Kitchen, falou com a CARAS a propósito do episódio especial de Natal que gravou para aquele canal temático de cozinha, para o qual preparou um dos pratos de presença obrigatória na sua mesa de Natal: borrego assado com batatinhas.
– Existe alguma tradição de Natal que goste de cumprir ou alguma receita que tenha passado de geração em geração?
Carlos Afonso – Mais do que receitas, o Natal é uma altura de confraternização com as pessoas que nos são próximas, com quem, muitas vezes, não conseguimos estar com regularidade durante o resto do ano, em que paramos para nos dedicarmos à família. E isso, na minha família, faz-se à mesa, com petiscos, com histórias, com cantorias, com jogos entre primos… Essa é a parte mais mágica do Natal. Depois, claro, existem as tradições gastronómicas que gostamos de cumprir. Comer o cabrito, o borrego, o bacalhau ou o polvo, já que uma das minhas avós é de Trás-os-Montes. Sou de uma terra de bom borrego, por isso era tradição fazermos borrego no Natal, e até me calha a mim prepará-lo. Os nossos Natais normalmente são muito longos, duram dois, três, quatro dias seguidos. Agora, a partir do momento em que também constituí família, tenho que dividir o meu Natal. Passamos uma parte com a família da Alice, que é também agora a minha família, em Oeiras, e depois vamos para Beja, onde estamos com a outra parte.
– De onde é que vem o seu gosto pela cozinha?
– Vem um bocadinho destas tertúlias familiares. Vem do Natal, da Páscoa, da família estar junta à mesa. Acho que no interior do país esta tradição de nos reunirmos todos à mesa está mais enraizada, talvez porque as pessoas vivem a um ritmo mais moderado, têm mais tempo para conviver. E onde há pessoas e há convívio, tem que haver boa comida e bom vinho.
Receita: Perna de borrego assada com batatinhas e couve-roxa grelhada
Ingredientes
• 2 kg de perna de borrego
• Sal e pimenta q. b.
• Azeite q. b.
• 1 kg de batatinhas novas
• 1 ramo de alecrim
• 1 ramo de tomilho
• 1 folha de louro
• Alface cogolho q. b.
• 4 dentes de alho picados
• 2 colheres de sopa de manteiga
• Couve-roxa grelhada
• Massa de pimentão q. b.
Preparação
Começar por temperar a perna de borrego com sal e pimenta a gosto. Descascar as batatinhas e reservar. Numa panela grande, aquecer o azeite e dourar a perna de borrego. Acrescentar as batatinhas, o alecrim, o tomilho e a folha de louro. Cobrir com papel de alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 160°C cerca de 2 horas ou até que a perna de borrego esteja macia e as batatinhas cozidas. De seguida, retirar o papel de alumínio e deixar dourar mais 30 minutos. Servir quente, acompanhado de uma salada de coração de alface cogolho e o molho do assado.
Fotos: D. R.