![Alain Delon colocado sob proteção judicial](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/01/737589056-Alain-Delon-2013.jpg)
Foto: Getty Images
Alain Delon, de 88 anos sofreu um acidente vascular cerebral em 2019 e, desde então, o seu estado de saúde tem piorado e sido alvo de disputa entre os filhos, Anthony, de 59, Anouchka, de 33 e Alain-Fabien, de 29. O que levou, segundo o canal BFM, à decisão de um juiz de nomear um representante legal para o ator, por vista a salvaguardar apenas os seus interesses.
Os últimos meses têm sido de muita dificuldade e tristeza para o ator, que além dos problemas de saúde que enfrenta e respetivas limitações, está ainda no meio de um conflito familiar, protagonizado pelos seus filhos. As diferenças entre eles prendem-se com as decisões relativamente ao estado de saúde do pai, que se tem vindo a debilitar ao longo dos anos.
Anthony acusa a irmã, Anouchka Delon, de deixar o ator vulnerável ao esconder possíveis doenças: “A minha irmã nunca nos informou que, entre 2019 e 2022, meu pai tinha sido submetido a cinco testes cognitivos durante as suas visitas à clínica na Suíça e que ele não passou em nenhum deles”. Anthony avançou mesmo com um processo contra a irmã, ao qual o irmão mais novo, Alain-Fabien também se uniu, já que Anouchka quer ainda levar Alain para a Suiça, onde mora e tirá-lo da sua residência no Sul de França.
Anoucka alega que quer estar mais próxima do pai para tomar conta dele e Anthony e Alain-Fabien não concordam que o pai saia da sua residência em Douchy, até porque alegam que segundo a sua vontade é ali que quer terminar os seus dias.
![Guerra aberta entre Alain Delon e o filho mais velho](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2024/01/240109_Snapinsta.app_412551602_383679497564947_7313922299229652792_n_1080.jpg)
Foto: @therealanthonydelon
No dia 11 de janeiro, o Ministério Público francês ordenou um exame médico para verificar o estado de saúde do ator. O objetivo dessa avaliação era ver a necessidade de uma proteção judicial, solicitada pelo seu filho mais velho, Anthony Delon. O despacho a que a agência AFP teve acesso, do dia 25 de janeiro, indica que há “um desentendimento entre os filhos do senhor Delon, omeadamente no que diz respeito aos seus cuidados médicos e aos profissionais responsáveis pelo seu acompanhamento. É necessário, face ao conflito, que seja nomeado um agente judicial neutro e imparcial de proteção de adultos para auxiliá-lo”.
Ontem, dia 29, o juiz nomeou então um representante legal para o ator francês, cuja identidade ainda não foi revelada e que estará focado no acompanhamento médico de Delon e na escolha dos especialistas que cuidarão dele.