Tal como estava previsto, ontem à noite, o príncipe de Gales presidiu à gala de beneficência da London’s Air Ambulance, na qual marcou também presença o ator Tom Cruise. No seu discurso, William quebrou o silêncio sobre a saúde da mulher e do pai e agradeceu o apoio recebido neste momento delicado.
À chegada ao evento, de smoking, ao contrário do traje militar que usou na tarde de ontem, 7 de fevereiro, numa cerimónia de investidura no Castelo de Windsor, que marcou o seu regresso ao trabalho depois da operação abdominal de Kate, a 16 de janeiro, e do recente diagnóstico de cancro de Carlos III, o primogénito do rei foi precisamente questionado sobre a saúde de ambos. Ao que respondeu, brevemente: “Agradecemos muito as mensagens carinhosas de todos. Obrigado”.
Mais tarde, durante o discurso, voltou a mencionar as recentes questões médicas que afetam os dois membros da família real britânica e mostrou-se sensibilizado pelo apoio que a famíla real tem recebido ao longo da últimas semanas. Em particular desde a última segunda-feira, altura em que, através de um comunicado, o Palácio de Buckingham revelou que o rei enfrenta um cancro. Na verdade, no que diz respeito à cirurgia de Kate, mantém-se o secretismo, o que promoveu uma onda de especulações sobre a real saúde da princesa.
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para vos dizer também ‘obrigado’ pelas mensagens gentis de apoio para a Catherine e para o meu pai, especialmente nos últimos dias. Significa muito para nós”, referiu, em primeiro lugar. Logo depois, o príncipe decidiu fazer uma brincadeira sobre a sua postura em relação aos recentes problemas enfrentados pelo pai e pela mulher.
“É justo dizer que as últimas semanas têm tido um foco algo ‘médico’“, começou por destacar. “Portanto pensei vir a um evento da Air Ambulance para fugir de tudo“, brincou. Por fim, destacou o propósito desta gala de beneficência: “Mas, falando de forma séria, juntamo-nos hoje para ajudar o maior número de pessoas possível a ter acesso ao cuidado de topo da Air Ambulance”.
As palavras de William chegam horas depois de o irmão, Harry, ter sido visto no aeroporto, pronto para deixar Londres, após uma breve visita de um dia. Depois de saber do diagnóstico do pai, o duque de Sussex viajou rapidamente desde a Califórnia até à capital inglesa, onde se reuniu com o pai, que não via desde maio, durante cerca de 45 minutos.
Veja as imagens da gala!