Aos 19 anos, Diogo Ribeiro é o novo herói português. Nos Mundiais de Natação no Qatar, não só conseguiu a proeza de ganhar a primeira medalha de ouro para Portugal na natação com o 1.º lugar nos 50 metros mariposa, como conseguiu ainda repetir o feito ao ganhar os 100 metros mariposa, na tarde do último sábado, dia 17 de fevereiro.
À chegada ao aeroporto de Lisboa esta manhã, o jovem natural de Coimbra foi recebido em clima de enorme euforia e mostrou-se maravilhado com o momento sublime que está a viver. Quando comparado com Cristiano Ronaldo, Diogo brincou: “Não sei como é que o Ronaldo se sente mas eu sinto-me bem”. No meio do discurso de recohecimento e agradecimentos, o jovem atleta do S. L. Benfica partilhou uma história caricata que lhe aconteceu com a medalha do 50 metros, com a qual dormiu debaixo da almofada.
No dia seguinte quando regressou ao quarto encontrou a medalha partida, facto que acredita ter sido um acidente: “Deve ter sido a senhora da limpeza que a deixou cair e partir, mas já a troquei. Dava para trocar”, contou, divertido.
Nesta breve conversa com os jornalistas à chegada a Lisboa, Diogo Ribeiro recordou o pai, que morreu quando ele tinha apenasquatro anos e como a sua memória o tem ajudado nesta caminhada triunfante: “Falo muito com ele durante a noite.”, admite.
Questionado sobre o que podemos esperar no futuro, o atleta não tem dúvidas: “Quero sempre mais. Até chegar à medalha olímpica não descanso”, avisou.
Agora, seguem-se uns dias em Paris para ver o skater Gustavo Ribeiro competir, depois uma semana de férias para descansar a cabeça e, finalmente, o regresso ao trabalho para começar a preparar os Jogos Olímpicos em Paris, no próximo verão.