Foi em 2010 que Ricky Martin assumiu homossexualidade graças ao pai, Enrique Morales. Numa recente conversa com Andy Cohen, o artista de 52 anos recordou como o progenitor o incentivou a ser ele próprio, ao contrário do que acontecia até então.
“‘Será o fim da tua carreira‘”, referiu, citando aquilo que lhe era dito pela própria equipa, há muitos anos, em relação à possibilidade de assumir ser homossexual. Além disso, ouvia também conselhos como “‘Não precisas de contar ao mundo. Os teus amigos sabem, a tua família sabe. Porque é que precisas de falar disso em frente às câmaras?‘”.
Posteriormente, Martin destacou que, ao contrário dos colegas, o seu pai aconselhou-o a ser verdadeiro, pelo bem dos filhos, os gémeos Matteo e Valentino, nascidos através de barriga de aluguer, em 2008. “‘O que é que vais fazer? Ensinar os teus filhos a mentir?’“, disse, recordando as palavras do pai. “Tens de ser honesto, tens de assumir. Quero ajudar-te, como é que podemos fazer isto?‘”, acrescentou Morales.
Em resposta ao progenitor, o cantor terá dito: “‘Ok pai, estou a trabalhar nisso. Dá-me um segundo. Não sei se será através de uma entrevista, não sei se quero escrever uma carta, não sei. Preciso de uma pausa, [a inspiração] vai surgir”. Ricky viria a publicar um comunicado online , em março de 2010, no qual assumia ser homossexual.
De recordar que, no passado mês de julho, o cantor separou-se de Jwan Yosef, com quem esteve casado entre 2017 e 2023, e com quem teve mais dois filhos, Lucía e Renn.