
Foto: Getty Images
Aos 76 anos, Arnold Schwarzenegger foi novamente operado ao coração. Uma cardiopatia congénita – especificamente, uma válvula aórtica bicúspide – fez com que, ao longo da vida, o ator enfrentasse algumas questões de saúde e, recentemente, necessitou que lhe fosse implantado um pacemaker.
Foi durante uma conversa no podcast Arnold’s Pump Club que o ator fez a revelação, em tom divertido: “Na passada segunda-feira, fui submetido a uma cirurgia para me tornar um pouco mais máquina“. Em seguida, detalhou: “Foi-me implantado um pacemaker”. Mantendo o espírito ativo que o caracteriza, quatro dias depois da operação marcou presença num evento ao lado de Jane Fonda.
O ator explicou ainda o que motivou o procedimento: o tecido cicatricial de cirurgias anteriores estava a provocar irregularidades nos seus batimentos cardíacos. Aconselhado pela sua equipa médica, decidiu avançar, destacando, nesse sentido, a importância de termos o devido acompanhamento de saúde, sobretudo em casos em que existem doenças genéticas.
“Recebi tantas mensagens e e-mails de pessoas que nasceram com uma válvula aórtica bicúspide, como eu, a dizer-me que o facto de eu falar sobre as cirurgias de substituição da válvula deu-lhes coragem e esperança para lidarem com o problema“, comentou ainda, emocionado.
De notar que a primeira vez que o ator foi submetido a uma cirurgia cardíaca foi em 1997, quando precisou de substituir a válvula aórtica. Anos depois, voltou a precisar de ser operado devido à degeneração das válvulas substituídas e complicações de cirurgias anteriores.