Assinala-se hoje, 8 de abril, o Dia Internacional dos Ciganos e o mais famoso dos ciganos portugueses não quis deixar de assinalar esta data especial. Nas suas redes sociais, Ricardo Quaresma, campeão da Europa em 2016 com a seleção liderada por Fernando Santos, partilhou uma foto simbólica, acompanhada da seguinte reflexão:
“No Dia Internacional dos Ciganos, celebro a cultura cigana e o significado profundo de ‘vestir a camisola’. Como futebolista, vesti muitas, mas a que mais valorizo é a da minha comunidade, símbolo das minhas raízes e da nossa luta por reconhecimento e igualdade. ‘Vestir a camisola’ reflete compromisso e paixão, seja no futebol ou na vida, representando a nossa união e determinação contra preconceitos. Hoje, reafirmo o meu empenho em lutar por um mundo justo, onde ser cigano é motivo de orgulho. Sou grato a todos os que estão nesta jornada comigo. Juntos, somos mais fortes.”, escreveu o futebolista, de 40 anos, que se formou no Sporting mas representou clubes como o Barcelona, Porto, Inter de Mião, Besiktas e Vitória de Guimarães, entre outros.
Com uma personalidade forte, Ricardo Quaresma tem sido também, em muitas ocasiões, uma voz activa tal como aconteceu em 2020 por culpa de uma opinião de André Ventura, líder do Chega.