A perda de um filho, seja em que idade for, deixa uma vazio que jamais poderá ser preenchido. No dia em que se assinalou o 12.º aniversário da morte de Miguel Portas (24-04-2012), que, aos 53 anos, não resistiu a um cancro, Helena Sacadura Cabral recorreu às redes sociais para recordar e homenagear o filho mais velho:
“Hoje, passa mais um ano que o meu filho Miguel faleceu. Os primeiros pensamentos foram para ele, sorridente, na foto que está na minha mesa de cabeceira. Fiquei ali, sentada à berma da cama, a sorrir-lhe, sabendo que onde quer que esteja, estaria a fazer o mesmo. Dei-lhe um beijo e comecei, serena, o meu dia de trabalho. À noite volto a despedir-me, aguardando o seu aniversário, a 1 de maio. Esta ano irei pela primeira vez passar esse dia no mar da Praia das Maçãs, onde repousam as suas cinzas. E vou ser capaz de lá deixar um ramo de flores. Foi e é um filho abençoado!”, começa po dizer numa sentida e carinhosa mensagem.
De seguida, a escritora, que em dezembro celebra 90 anos, anunciou também que se ausentará das redes sociais por tempo indeterminado e que, para já, está focada no seu novo livro, que vai lançar no próximo outono:
“Hoje é, também, a altura de me despedir dos meus leitores nas redes sociais. Foram quase dois anos a partilhar convosco uma forma de vida que é a minha, e que julguei poder levar outros, menos felizes, a rever as suas. Se consegui dar animo e força fico feliz. Se não consegui o objetivo, foi muito positivo para mim, ler os vossos comentários, que também me ajudaram a revisitar as várias vidas que vivi! Vou andar por aí a preparar o novo livro, que sairá em outubro, mas, de vez em quando, virei aqui dar novidades.
Finalmente, um agradecimento muito especial para todos aqueles que, antes de eu escrever estas linhas, se lembraram do Miguel.”, afirmou.
E foram muitas as figuras públicas como Maria Botelho Moniz, Catarina Furtado e Alexandra Lencastre, entre muitas outras, que quiseram deixar uma mensagem de apoio e carinho.