Depois de, na semana passada, ter sido apresentada no Ministério Público uma queixa por violência doméstica contra José Castelo Branco, o antigo marchand d’art foi detido esta manhã pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas GNR na sua casa, no Estoril. José Castelo Brancoi está neste momentovna esquadra de Alcabideche e será ouvido pelo juiz muito em breve.
Recorde-se que a queixa foi apresentada pelos profissionais de saúde da CUF Cascais, onde a a sua mulher, Betty Grafstein, de 95 anos está hospitalizada desde o dia 20 de abril depois de uma alegada queda em casa. Posteriormente, a suposta vítima terá confessado aos profissionais de saúde desta unidade hospitalar que os seus ferimentos não tinham origem em nenhuma queda, mas sim por ter sido agredida pelo marido, o que, admitiu ser uma prática recorrente.
Nos últimos dias vários amigos do casal, como Abel Dias, saíram em defesa de Betty, revelando mais detalhes sobre o comportamento de José Castelo Branco, que se tem desdobrado em entrevistas televisivas negando qualquer ato de violência contra a mulher com quem está casado há mais de 20 anos.
“Estou completamente perplexo. Um dia somos bestiais e no outro dia querem fazer de nós bestas. De mim ninguém vai fazer besta. A minha preocupação agora é a minha Betty ficar boa, cheia de saúde e comemorar com ela os 100 anos. A partir daí a minha missão fica cumprida. Tenho estado ao lado dela há 30 anos e, por amor de Deus, todo o mundo sabe o meu amor incondicional pela Betty. Está tudo entregue aos advogados. Os tribunais é que vão responder, mais nada. Isto é completamente ridículo, não tem pés nem cabeça”., assegurou numa conversa telefónia no programa da SIC Casa Feliz.