
Fotos: Arquivo CARAS
Pedro Abrunhosa foi o convidado do último episódio do programa da SIC Alta Definição, no passado sábado, 11 de maio. Uma entrevista que abordou a sua carreira profissional, mas também vários aspetos da sua vida privada.
“O que se diz na rua às mulheres é muito violento, temos de reconhecê-lo e conseguir ser homem sem dar uma de macho” foi uma das frases que o site do jornal Expresso destacou depois da entrevista ter ido para o ar. Uma afirmação que espoletou a ira da atriz Ana Rocha, que desafiou Pedro Abrunhosa para um frente-a-frente público:
“Porque não se cala este homem no mínimo sobre os direitos das mulheres?
Que sabes tu sobre os nossos direitos?
Que fizeste tu alguma vez na vida pelos direitos das mulheres?
Faz assim… Porque não te sentas à minha frente num debate público sobre os direitos das mulheres?
Isso é que é uma ideia valente.
Anda daí se és capaz.
Vamos debater os direitos das meninas, adolescentes e mulheres em frente ao país“, escreveu a atriz e realizadora, de 45 anos.

Foto: @daniel__oliveira
“Num pequeno núcleo de pessoas que me rodeiam e que me rodearam na minha vida … Fomos pelo menos 4. É preciso ter mesmo um sentimento de impunidade para vir fazer estas declarações. Bravo @ana rocha. Que sejas a primeira de muitas a pôr este indivíduo onde tem que estar”, escreveu uma seguidora da página do Expresso.
Não são conhecidas as razões porque Ana Rocha – que em junho de 2021, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras, revelou ter sido abusada em 1995 – se sentiu ofendida por esta mensagem do músico. E de imediato surgiram vozes a apoiá-la. Entre elas a da atriz Dalila Carmo, que respondeu com um emoji, ou de várias pessoas com mensagens pouco abonatórias em relação ao cantor, de 63 anos: “Mesmo. É ler nas entrelinhas do que escreves aqui”, escreve uma outra. “Brava, Ana!“, escreve o jornalista do Expresso Bernardo Mendonça, deixando no ar que há uma intenção nesta mensagem de Ana Rocha.