É impossível pensar em Elvis Presley sem fazer uma associação direta a Graceland, a sua famosa propriedade. E não é preciso ser-se um fã do icónico músico, que morreu em 1977, com apenas 42 anos, para achar que aquela propriedade é quase intocável e deve continuar a representar a magia de Elvis. O mesmo deve pensar a sua neta, Riley Keough, que in extremis conseguiu evitar que Graceland fosse vendida em leilão.
A atriz, de 34 anos, filha de Lisa Marie Presley, que morreu em 2023, e a única administradora do património deixado pela única filha de Elvis e Priscilla Presley, conseguiu evitar que a propriedade fosse leiloada pela Naussany Investments & Private Lending LLC, que a atriz tinha processado previamente.
Nesta quarta-feira, 22 de maio, no Tribunal de Chancelaria do Condado de Shelby, em Memphis, Tennessee, a veda foi temporariamente cancelada e já não vai a leilão amanhã.
“Graceland faz parte desta comunidade, é muito amada por esta comunidade e, de facto, em todo o mundo. A propriedade é considerada única ao abrigo da lei do Tennessee e, por ser única, a perda da propriedade será considerada um dano irreparável”, terá dito o juiz, segundo o New York Times.
De forma simplificada, recorde-se que Graceland chega a este possível leilão porque, em setembro de 2023, foi apresentada uma queixa contra Lisa Marie Presley por não ter supostamente cumprido o pagamento de um empréstimo de 3,8 milhõe de dólares, em 2018.
Por seu lado, a neta de Elvis garante que a assinatura da mãe foi falsificada e que o suposto notário que esteve presente na escritura na verdade nunca a viu.
Recorde-se que Elvis comprou a famosa propriedade em 1957, quando tinh apenas 22 anos por 100 mil dólares. Quando o músico morreu, Graceland valia cerca 5 milhões de dólares. Em 1983, Priscilla, que se mudou para lá aos 18 anos, decidiu abri-la ao público e Graceland passou, não só a ser um dos locais mais visitados dos Estados Unidods da América, mas também a galinha de ovos de ouro da família porque fatura cerca de 10 milhões de dólares por ano e o seu valor está hoje estimado em, 500 milhões de dólares.