
Juntos há 13 anos, Débora Monteiro e Miguel Mou-zinho foram pais das gémeas Júlia e Alba há quase quatro. Uma experiência transformadora e que podem vir a repetir, apesar de não terem planos concretos para tal. “A maternidade trouxe-me amadurecimento e tranquilidade. As minhas filhas, a minha família, são o mais importante, o resto vem por acréscimo”, confessou a atriz e apresentadora na inauguração da loja da Lego nos Armazéns do Chiado, em Lisboa, acrescentando: “Há coisas a que já não dou a mínima importância. Não pensamos muito em ter mais filhos, mas se acontecer, aconteceu… mais um, mais dois, não planeamos nada. Logo se vê.”
“Já não tenho bebés em casa e isso custa-me um bocadinho, mas também acaba por ser uma fase ótima.”
Para a atriz, a experiência da maternidade tem passado demasiado depressa: “O tempo tem passado realmente a voar. Já estão muito independentes e faz muita confusão. Já não tenho bebés em casa e isso custa-me um bocadinho, mas também acaba por ser uma fase ótima, pois não dão tanto trabalho e são muito mais comunicativas. Têm imensa graça.”

Júlia e Alba são diferentes fisicamente e também na personalidade, já que, segundo a mãe, “dão-se muito bem, mas são opostas uma da outra. A Alba é a cuidadora, sensível, muito física, adora abraços e beijos. É tão intensa que a Júlia não tem paciência [risos]. A Alba é a mais parecida comigo, que estou sempre a dizer que os amo e a dar mimo e a Júlia é mais parecida com o pai, que gosta de estar no seu mundo.”