Famosas sofrem com os incêndios em Portugal, enquanto outros pedem ajuda para aqueles que ficaram sem as suas casas e pertences.
Nos últimos dias, são muitos os incêndios que têm deflagrado por diversas zonas de Portugal, com forte incidência no norte,
Várias estradas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga e Porto estão ou estiveram com cortes ou condicionamentos que têm afetado a vida de centenas de pessoas e há vários focos que ainda se encontram ativos, com várias corporações de bombeiros na linha da frente a tentarem extinguir os fogos.
Viu incêndio perto do seu veículo
Maria Cerqueira Gomes foi uma das afetadas pelo fogo que deflagra em Albergaria-a-Velha. No seu regresso a Lisboa, vinda do Porto, a apresentadora descreveu que se apercebeu de que algo de estranho estava a acontecer quando o GPS começou a aconselhar estradas secundárias, fora da autoestrada.
“Comecei a perceber que havia qualquer coisa de errado, visto que o tempo de chegada a Lisboa era francamente superior àquele que normalmente faço”, relatou a Cristina Ferreira, num telefonema feito em direto durante o programa Dois às 10.
“O céu estava cada vez mais escuro. a certa altura vi-me numa zona em que já não via o carro da frente. A verdade é que cheguei a Albergaria e não há saída possível. Consegui perceber que muitas pessoas estavam como eu, meias perdidas na rota, porque fizemos ruelas muito pequeninas. A questão que se leventa é: não sei se estou a ir para um sítio seguro”, continuou.
“Tenho o fogo nas minhas costas, é um cenário de horror. Aquilo que vemos nos filmes e nas notícias todos os anos, acho que só uma pessoa vivendo é que consegue perceber o que é que estes homens [bombeiros] passam, a rapidez disto tudo. Num segundo sentes a tua vida em perigo”, avançou ainda.
Já em Lisboa, Maria recorreu às redes sociais para descansar os seus seguidores: “Consegui chegar depois de dez horas sã e salva. Agora é rezar para que isto passe rápido.”
Sofia Alves temeu pela sua casa
Sofia Alves, que tem casa em Nelas, Viseu, onde vive grande parte do ano, também partilhou imagens impressionantes do incêndio que circunda a região e mostrou ter passado, juntamente com a família, por um momento de desespero.
“Rezem por nós! Hora de aflição”” publicou nas suas redes sociais, às quais voltou mais tarde para fazer um ponto de situação.
“Foram momentos pavorosos. Em Nelas, Carregal do Sal, Lapa do Lobo, Cabanas de Viriato o fogo esteve descontrolado mas graças a Deus já está controlado. As melhoras rápidas aos bombeiros e civis que tanto lutaram e lutam por nós. Heróis nacionais”, escreveu a atriz.
Cristina Ferreira deixa alerta
Na Malveira, Concelho de Mafra, as chamas também foram motivo de alarme. Cristina Ferreira revelou que havia um incêndio perto de sua casa.
“Já vou a caminho do ‘Especial’. Infelizmente, a minha tarde foi passada a ver a dificuldade de controlar um fogo num dia de extremo risco como o de hoje”, publicou a apresentadora, no Instagram, deixando um alerta.
“Tenham todos os cuidados. Este incêndio perto da minha casa deverá ter começado com uma beata atirada de um carro. A humidade está muito baixa. Estiveram mais de 200 bombeiros só aqui. Um abraço a todos os que continuam na luta”.
Preocupada com pais e fillhos
Dias antes, aquando da festa de apresentação da nova grelha da TVI, foi Fernanda Serrano quem manifestou preocupação, pois um incêndio de dimensão lavrou na Charneca da Caparica, zona onde a atriz reside.
“Tenho os meus filhos e os meus pais lá e [o incêndio] está mesmo muito perto da nossa residência”, contou.
“O colégio dos meus filhos foi evacuado e pedi para ser liberta logo no início do evento para poder estar junto deles. Estou um bocadinho ansiosa, até porque vi o início quando estava a vir para Lisboa. Foi muito rápido desde o início do incêndio até tomar as proporções em que está agora. Está um dia em que o vento não está a ajudar nada e vai ser uma noite complicada”, assumiu a atriz.
À data desta publicação morreram três bombeiros em Tábua, aumentando para sete o número de vítimas mortais da vaga de incêndios que afeta o Norte e Centro do país desde domingo.
O IPMA altera para a severidade meteorológica “extremamente elevada” em grande parte do território nacional. Há mais de 100 concelhos no continente em perigo máximo de incêndios e a situação no terreno é “muito difícil.”
Famosas sofrem com os incêndios em Portugal