Cissy Houston, cantora gospel norte americana, famosa por colaborações com Aretha Franklin, Elvis Presley e por ter sido mãe da também estrela da música Whitney Houston, morreu aos 91 anos de idade nesta segunda-feira dia 7, depois de anos sob cuidados para a doença de Alzheimer.
A vencedora de dois prémios Grammys morreu na sua casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos da América, enquanto estava sob cuidados paliativos para a doença de Alzheimer. Pat Houston, nora de Cissy, confirmou à Associated Press que a antiga sogra terá morrido rodeada por familiares, e ainda pronunciou um breve memorial:
“A Madre Cissy foi uma figura forte e imponente nas nossas vidas. Uma mulher de profunda fé e convicção, que se preocupava muito com a família, o ministério e a comunidade.” Começou por pronunciar a mulher de Gary Garland, filho de Cissy. “A sua carreira de mais de sete décadas na música e no entretenimento permanecerá na vanguarda dos nossos corações.” concluiu Pat, a pronunciar-se representando a família, claramente emocionada.
Cissy Houston deixou um dos três filhos que teve durante dois casamentos. Gary Garland, o jogador de basquete e marido de Pat, que Cissy teve com o primeiro marido Freddie Garland, com quem foi casada por dois anos nos anos 1950.
Infelizmente, Cissy viu seus outros dois filhos, frutos do posterior casamento com John Russell Houston, morrerem antes dela. Whitney Houston, que morreu em 2012 aos 49 por complicações de dependência química e seu irmão Michael Houston, que morreu em abril do ano passado por complicações de cancro.