Quincy Jones, o lendário produtor musical norte-americano, que trabalhou com grandes nomes do panorama musical internacional, tais como Michael Jackson, Frank Sinatra, Tony Bennett ou Ray Charles, morreu aos 91 anos, na sua casa, situada no famoso bairro de Bel Air, em Los Angeles. Morreu o produtor musical Quincy Jones aos 91 anos
Desconhecem-se as causas da morte do produtor que, segundo Arnold Robinson, assessor de comunicação de Quincy Jones, terá morrido serenamente, este domingo, rodeado pela família.
“Esta noite, com o coração cheio, mas partido, temos de partilhar a notícia do falecimento do nosso pai e irmão Quincy Jones”, pode ler-se num comunicado emitido pela família: “E embora esta seja uma perda incrível para a nossa família, celebramos a grande vida que ele viveu e sabemos que nunca haverá outro como ele.”
Quincy Jones foi um dos primeiros produtores negros a ter sucesso em Hollywood e deixa um rico e vasto legado musical. Foi responsável pelo lançamento de álbuns tão icónicos como Thriller, de Michael Jackson, o disco mais vendido de todos os tempos. E foi também o grande impulsionador do tema solidário We Are The World, que reuniu, na altura, um número imenso e heterogéneo de estrelas do mundo da pop e rock dos anos 80.
Oriundo de uma família humilde, Quincy nasceu em Chicago, em março de 1933, filho de pai carpinteiro e de uma mãe que sofria de uma grave doença mental, tal como relata no livro 12 Notas Sobre a Vida e a Criatividade, escrito pelo próprio.
O seu percurso começou no jazz, paixão que se manteve pela vida e intensa carreira, uma jornada de sucesso que se confunde com a história da música nos Estados Unidos e no mundo. Quincy Jones colecionou prémios e distinções, arrecadando 28 Grammys.
O produtor foi casado três vezes e teve 7 filhos. O primeiro casamento foi nos anos 60 com a namorada de liceu e atriz Jeri Caldwell, com quem teve uma filha, Jolie, hoje com 69 anos. Após o divórcio, seguiu-se a fotógrafa, atriz e modelo sueca, Ulla Jones, com quem teve dois filhos: Quincy Delight III e Martina. O último casamento foi com a atriz Peggy Lipton, do qual nasceram duas filhas, as atrizes Rashida Jones, 48 anos, e Kidada Jones, de 50. O produtor teve outra filha, Rachel, de 59 anos, com a bailarina Carol Reynolds, e outra ainda, a modelo Kenya Jones, de 31, fruto do seu relacionamento com a atriz Nastassja Kinski.