
Foto: Luís Coelho
Ainda não era conhecida, mas o seu nome andava já nas bocas dos brasileiros e dos portugueses, nos idos anos 80, graças ao programa Viva o Gordo, da TV Globo, em que todas as semanas havia um sketch em que o humorista Jô Soares elogiava Bruna Lombardi, “aquela Bruna!”. Dona de uma grande beleza e de muito talento, a atriz viria a apaixonar espectadores dos dois lados do Atlântico com novelas como Louco Amor, Roda de Fogo, De Corpo e Alma e O Quinto dos Infernos.
Já nessa altura era casada com o não menos bonito Carlos Alberto Riccelli, que muitos recordam como o parceiro das vilanias de Glória Pires na novela Vale Tudo. O casal esteve recentemente no nosso país a acompanhar o filho, Kim Riccelli, de 42 anos, e a nora, Carla Labate, de 32, que estiveram no Estoril a dar uma palestra sobre autoconhecimento, e a CARAS foi ao encontro da família a Cascais, onde começámos por abordar como os veteranos atores mantêm o casamento há 46 anos.
“Uma relação sólida e feliz é construída, exige trabalho, diálogo, autoconhecimento. E, acima de tudo, amor. Além de humor, pois sem ele ninguém aguenta”, afirma Bruna Lombardi, que a 1 de agosto festejou o seu 72.º aniversário (um mês antes, a 3 de julho, o marido fez 78 anos).

Foto: Luís Coelho
E os dois partilham o gosto pela aventura. “Somos pessoas curiosas e muito aventureiras e gostamos muito do nosso trabalho. Estamos constantemente a estudar, a viajar, e isso faz-nos crescer enquanto atores, criadores, argumentistas, produtores e até nas palestras que damos”, conta a atriz, acrescentando: “Vivemos entre São Paulo e Los Angeles. Já fizemos vários filmes nos Estados Unidos, Brasil e até em Espanha. O nosso trabalho mais recente foram as três temporadas da série que criámos e produzimos para a HBO, chamada A Vida Secreta dos Casais. Foi um trabalho fantástico, um thriller com um grande elenco.”
Paralelamente à carreira artística, Bruna Lombardi também se tem dedicado à escrita. Uma paixão que já vem desde 1976, ano em que publicou o seu primeiro livro de poesia, No Ritmo Dessa Festa. Da sua obra fazem parte vários títulos de poemas, livros infantis e, entre outros, de autoajuda, como é o caso do mais recente, Manual para Corações Magoados. Um livro de crónicas que a atriz pretende lançar brevemente em Portugal. “A ideia é que todos os livros sejam publicados no vosso país por uma editora portuguesa”, refere a atriz.
Os dois confessam ainda que não perdem uma oportunidade de visitar o nosso país. “Já viajámos muito dentro de Portugal e quanto mais lugares e pessoas conhecemos mais adoramos. É um país lindo, soalheiro, poético, de alma lírica e forte. Não é por acaso que Portugal inventou a palavra saudade”, diz Bruna, garantindo: “Somos sempre recebidos com um extraordinário carinho, que nem temos palavras para agradecer. As pessoas são sempre muito amorosas connosco.”
E não se poupa nos elogios: “Os portugueses descendem de grandes navegadores, descobridores e poetas. Moram num dos mais belos países do planeta. Têm uma comida excelente, vinhos deliciosos e sítios espetaculares. Com tanta coisa maravilhosa, é impossível não ser feliz aqui.”

Foto: Luís Coelho
A concluir a nossa conversa, a atriz falou um pouco do seu único filho: “Temos muito orgulho do caminho que o Kim está a trilhar e das escolhas que faz. Ele é sábio, muito bem preparado, e encontrou uma companheira à altura.”
Além do trabalho como realizador e músico, Kim Riccelli tem, em conjunto com a mulher, dado palestras e feito workshops sobre práticas milenares que levam ao autoconhecimento.
“A espiritualidade é o centro das nossas vidas. Não é apenas um interesse ou área de estudo, é a nossa bússola, aquilo que nos guia. É a lente pela qual olhamos o mundo, o princípio que organiza as nossas perceções e a força que nos une. Está presente em tudo o que fazemos”, diz Kim.
Kim e Carla conheceramse numa aula de Ciências Ancestrais, como conta o realizador à CARAS: “Mal nos vimos, sentimos uma forte energia, como se as nossas almas se reconhecessem. Foi uma mistura de entusiasmo, respeito, alegria, mistério e atração. Foi muito belo e muito intenso.”
Sobre Portugal, Kim afirma: “Sentimos um grande acolhimento por parte do povo português, que é sempre muito gentil. Visitámos Lisboa, Cascais, Sintra e o Algarve. Cada sítio tem a sua magia, mas Sintra, pelo seu encanto único, tem um lugar especial nos nossos corações.”
Agradecemos a colaboração de Onyria Marinha Boutique Hotel, Guida Duarte Projetos, Renato Rodyner e Bianca Peixoto (@anima.desenvolvimento)