É licenciada em Reabilitação e Inserção Social e em Teatro, vocalista da banda Rita & O Revólver e gosta de danças latinas e africanas. Cofundadora da companhia Teatro do Eléctrico, Rita Cruz tem participado numa série de projetos de teatro, cinema e televisão.
Fez parte dos elencos das novelas Amar depois de Amar, Erro 404, A Fazenda, A Herdeira, A Impostora, entre outras. No cinema integrou os elencos dos filmes Bia, Planeta Adormecido, Na Verdade Escondida e A Tigela.
Em 2005 integrou o elenco de Othelo, na Companhia de Teatro de Almada, que foi nomeado para Melhor Espetáculo de Teatro nos Globos de Ouro. Em 2016 foi nomeada para Melhor Atriz nos Prémios SPA e o espetáculo A Noite da Dona Luciana, de Copi, em que participou, foi indicado para Melhor Espetáculo de Teatro.
Espetáculo
“A Garota Não”, no CCB
Foi um espetáculo que durou três horas. Ri, chorei e não dei pelo tempo passar. Este espetáculo de grande sensibilidade é inolvidável.
Filme
“A Voz das Mulheres”
Inspirado em eventos reais, este filme, de Sarah Polley, acompanha mulheres de uma comunidade religiosa que lutam para conciliar a sua fé com a realidade. Argumento sublime e interpretações estrondosas.
Viagem
São Tomé
Capital de São Tomé e Príncipe. É um país lindo de gente boa e gentil e comida ótima. Aqui a vida é vivida sem pressas. Em São Tomé tudo é “leve, leve”.
Livro
“A Breve Vida das Flores”
De Valérie Perrin. Um livro que me deixou estarrecida. Adorei a sensibilidade e doçura com que a autora criou as personagens. Deixou-me completamente apaixonada pela sua escrita. Foi um livro que quis ler devagar, para não perder a companhia deste.
Restaurante
Zunzum Gastrobar
Cozinha moderna portuguesa, pelas mãos da chef Marlene Vieira, que é simplesmente divinal.
fotos: D. R.