
A patinadora portuguesa Jéssica Rodrigues, de 18 anos, entrou para a história dos desportos do gelo nacionais ao sagrar-se campeã do mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start, em Collalbo, Itália. Portugal conquist, assim, o primeiro título mundial neste tipo de modalidade.
A jovem madeirense terminou a competição com 32 pontos, após completar 10 voltas de 400 metros em apenas 7 minutos e 10 segundos, superando a espanhola Rodríguez Cornejo, que arrecadou 21 pontos, e a norte-americana Marley Soldan, com 10. Já a portuguesa Francisca Henriques terminou em 4º lugar ao somar seis pontos.

“A prova no início foi um pouco confusa, porque o pelotão ficou dividido em dois grupos. Decidi resguardar-me para o sprint final e, quando faltava uma volta, saí muito bem para a reta final“, explicou Jéssica Rodrigues.
A ambição de chegar mais longe
Admitindo que tinha “expetativas altas” para esta competição, a patinadora não deixou de agradecer a dedicação dos seus colegas e treinadores ao longo do tempo.
“Tem sido um trabalho incrível e que já vem de há alguns anos a esta parte. Saio deste Mundial com a cabeça mais erguida, pois acabei de me sagrar campeã do mundo. Na próxima época, espero conseguir o apuramento para as Taças do Mundo de seniores e a qualificação para os Jogos Olímpicos“, disse.
Já em dezembro do ano passado Jéssica Rodrigues tinha feito história, ao classificar-se na 4ª posição numa prova da Taça do Mundo de júniores, também na disciplina de mass start, na Polónia. Na altura foi o melhor resultado de sempre conseguido por um patinador português nessa competição.
Também este ano, a 26 de janeiro, a atleta conseguiu obter o primeiro diploma olímpico de um atleta português nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Gangwon, na Coreia do Sul, tendo terminado em 6º lugar.
Portugal ficou bem posicionado também na vertente masculina do mass start, com Afonso Silva a qualificar-se em 6º lugar na prova.