
É um dos atores nacionais mais reconhecidos internacionalmente e integrou várias produções de Hollywood, numa altura em que grande parte das megaproduções era gravada em Los Angeles, onde viveu até então. Joaquim de Almeida deixou a vida nos EUA e está de regresso a Portugal, ao lado da namorada, Patrícia Camacho. “Viemos a meio de abril. Mudei a minha residência para Portugal. Estou há 48 anos fora, apetece-me estar cá mais tempo. Nos últimos dois anos, já passava mais tempo cá e ia pouco à minha casa em Los Angeles, não valia a pena mantê-la para ir dois meses por ano. Estive a vender a minha casa, carros, tudo”, afirmou à CARAS na última edição dos Prémios Sophia, onde subiu a palco para entregar um dos galardões, explicando que vai continuar a fazer cinema internacional: “Já não se filma só em Los Angeles. Posso viver aqui, até porque gosto de estar cá, e ir trabalhar onde me pedirem. Vou continuar a viajar e a trabalhar. Tenho projetos, mas nada cá. Sabia que um dia voltaria, agora estarei mais.”
“Não tenho tanta vontade de trabalhar como tinha há uns anos. Durante muito tempo fiz três ou quatro filmes por ano, agora não me apetece.”
Com quase cinco décadas de carreira, o artista é bastante mais seletivo nos projetos que integra: “Já estive mais feliz, já estive menos. Há trabalhos de que gostamos muito, outros menos, há anos em que se trabalha mais, outros menos. A vida de um ator é sempre assim. Agora não tenho tanta vontade de trabalhar como tinha há uns anos. Estou com 68 anos, não me apetece andar de um lado para o outro. Durante muito tempo fiz três ou quatro filmes por ano, agora não me apetece. Mas se os convites vierem e os desafios forem bons, é difícil recusar.”
O filho do ator, Lourenço de Almeida, de 32 anos, da relação com Maria Cecília Gonçalves, seguiu as suas pisadas na representação, ao contrário da filha, Ana de Almeida, de 22, do relacionamento com Maria do Carmo Gaivão de Tavares Risques Pereira.