
Foto: Joaquim Norte de Sousa
Jorge Costa, uma das figuras mais marcantes da história do Futebol Clube do Porto, morreu hoje, aos 53 anos. O antigo defesa-central e atual diretor para o futebol dos dragões foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória ao final da manhã, quando se encontrava no centro de treinos, em Vila Nova de Gaia.
O atleta foi prontamente assistido pela equipa médica do clube, sendo posteriormente transportado em estado grave para o Hospital de São João, no Porto. Infelizmente, não resistiu.
Com um histórico de problemas cardíacos — incluindo um enfarte, em maio de 2022, que o levou a ser submetido a um cateterismo — Jorge Costa lutava com fragilidades de saúde desde então.
Enquanto jogador, Jorge Costa construiu uma carreira de sucesso, tendo competido em 383 jogos oficiais com a camisola do FC Porto.
Conhecido pelo seu temperamento forte e liderança, foi o capitão de uma das gerações mais vitoriosas do clube, sob o comando de José Mourinho. Também representou a seleção nacional em 50 ocasiões.
Em 2024, regressou ao FC Porto pela mão de André Villas-Boas, que o convidou a integrar a sua lista de candidatura à presidência do clube. Desde então, ocupava o cargo de diretor para o futebol profissional, participando ativamente no dia a dia da equipa e acompanhando o plantel no banco de suplentes.

Porto, 2005