Inês Aires Pereira (36) vive uma das fases mais intensas da sua vida pessoal. A atriz, que deu as boas-vindas ao seu terceiro filho, Jorge, no passado dia 23 de abril, recorreu às redes sociais para fazer um desabafo honesto e sem filtros sobre as dificuldades que tem enfrentado nesta nova etapa da maternidade, motivadas pelas graves crises de refluxo do recém-nascido.
Visivelmente exausta, a artista fez um aviso prévio aos seus seguidores através das stories do Instagram: “E já na hora de dar o update. Estou desfeita. Aviso, a partir de agora são stories de updates do recém-nascido menino. Quem não tiver interesse, pode seguir“.
De seguida, Inês detalhou a rotina sufocante imposta pelo problema de saúde do bebé, que tem gerado episódios de choro inconsolável no recesso familiar. “Ele tem refluxo e crises horríveis. Portanto, ele come, chora, e depois, quando finalmente para de chorar, é hora de dar [o biberão] outra vez”, relatou.
O pânico das madrugadas e a necessidade de medicação
A atriz explicou que tentou contornar a situação alterando a alimentação de Jorge para uma fórmula especial, sem a proteína do leite de vaca. Embora o primeiro biberão tenha acalmado o bebé, a melhoria durou pouco tempo. “Pensei: está feito, porreiro, acabou tudo. Não acabou, pá, voltou tudo! A noite de ontem e o dia de hoje foi assim um descalabro”, lamentou.
Sem esconder a ansiedade que se vive nas madrugadas, Inês Aires Pereira confessou o seu maior receio nesta fase: “Pessoal, a sério, o refluxo sempre foi o meu maior pânico… e agora está o pânico: a meio da noite berros, está a ficar rouco, bolça muito a toda a hora. Isto vai ser só a piorar. Ele vai ter de ser medicado, certeza absoluta (…). Isto não é um refluxozinho fofinho, é grave“. O desgaste é de tal ordem que a atriz admitiu: “Não tenho tido tempo para beber água, para me hidratar, para cuidar de mim”.
Ver essa foto no Instagram
A tecnologia como aliada no meio do caos
Apesar do cenário de privação de sono, Inês partilhou com a sua comunidade uma ferramenta que a tem ajudado a monitorizar o dia a dia do filho, fruto de uma parceria com a marca Maxi-Cosi. A atriz mostrou-se muito satisfeita com uma aplicação e um monitor inteligente que utiliza no quarto.
“Tenho a câmara, o monitor… posso desligar a luz vermelha, pôr o white noise [ruído branco] mais alto ou mais baixo. A cena da câmara tem coisas de cry assistance, que deteta os choros e diz o que é que acha que é: cólicas, fome. Podes pôr o quanto é que ele comeu, mudar a fralda, quanto é que ele dormiu. Estou toda contente com esta aplicação, achei que podia ser uma boa dica”, explicou aos seguidores. Ainda assim, o fecho do seu testemunho espelhou a realidade de muitas mães: «E agora ganhei mais uma noite. Sabem aquela ansiedade? Ganhei mais uma noite, mais pânico».
De recordar que o pequeno Jorge é fruto da relação da atriz com David Ferreira da Silva (36). O casal, que já tem dois filhos em comum — Alice (6) e Joaquim (4) —, tinha-se separado no início de 2024, mas acabou por anunciar a reconciliação precisamente durante esta terceira gravidez.
