Na noite de quarta-feira, 24 de junho, a Venezuela foi sacudida por dois violentos sismos que deixaram um rasto de destruição por todo o país. Os dois tremores, de magnitude 7,2 e 7,5 na Escala de Richter, ocorreram de forma quase consecutiva e deixaram pelo menos 164 mortos e cerca de mil feridos, segundo o balanço divulgado pela presidente interina Delcy Rodríguez (57). A tragédia não deixou indiferente Angélica Del Mar (33), a jovem venezuelana que ficou conhecida do grande público português ao participar no Big Brother 2020, da TVI. Com grande parte da família a viver na Venezuela, a ex-concorrente recorreu às redes sociais para partilhar o susto e a preocupação que a dominaram durante a madrugada, ao tentar obter notícias dos seus entes queridos.
Nos seus stories do Instagram, Angélica revelou que acordou com uma angústia inexplicável antes de perceber o que se tinha passado: “Acordei às 03h40 da manhã com uma angústia que não sabia de onde vinha. Tinha o telemóvel cheio de mensagens a perguntar se a minha família na Venezuela estava bem. Entre a confusão do sono, não percebia o que estava a acontecer”.
Só depois de sacudir o cansaço é que a realidade se impôs com toda a sua crueza: “Tudo mudou quando abri as notícias e me deparei com imagens desastrosas e verdadeiramente fortes”.
Ainda assim, e apesar de todo o sobressalto, Angélica conseguiu tranquilizar os seus seguidores: a família está bem e foi possível estabelecer contacto de imediato, ainda durante a madrugada. Mesmo aliviada com a segurança dos seus, a jovem não esqueceu todos aqueles que não tiveram a mesma sorte, e deixou um apelo sentido a quem a acompanha nas redes sociais: “Só quero pedir-vos que dediquemos um momento para orar por quem está a passar por esta dor. Por quem perdeu tudo e por todos aqueles que precisam de um milagre. Que Deus abrace e proteja a minha Venezuela”.
