Fundada, em 1819, por um governador britânico revoltado e determinado, esta pequena ilha-cidade-estado, com população de origem chinesa, malaia, indiana e ocidental, ultrapassou todos os obstáculos e tornou-se num entreposto comercial incontornável da Ásia. Ameaçada pelo protagonismo crescente da China, Singapura reagiu de pronto e, para redinamizar a sua economia, tenta agora atrair mais empresas e milhões de estrangeiros qualificados.
Singapura ocupa actualmente uma área de 6823km², atravessados pelo rio homónimo.
Os arranha-céus que vislumbrámos do
ferry ficam a sul da foz, contíguos à Marina Bay. Em conjunto, estas duas zonas formam a parte mais imponente da cidade. Instalamo-nos à pressa no hotel e voltamos a sair para dar início à descoberta.
Dirigimo-nos à Marina Bay, onde os imigrantes trazem as famílias de visita, para lhes exibir a magia do lusco-fusco, quando as luzes das ruas e dos escritórios nas alturas se acendem, a pouco e pouco, pintando o cenário – durante o dia deslavado – de todas as cores. O ponto de observação eleito, permanentemente repleto de locais e estrangeiros equipados com máquinas de fotografar e filmar, é o Merlion Park, um cais com plataforma panorâmica sobre a água, de que se destaca a estátua enorme do estranho meio-peixe/meio-leão designado, em 1960, como mascote de Singapura.
Quando não estão atracados no Clifford Pier, os
ferries cruzam o rio em direcção à marginal das esplanadas, situada logo ao lado do coração da
city, para facilitar a vida dos executivos, que assim que deixam os escritórios ali se instalam em grupos barulhentos para beber uns copos e em seguida jantar.
Como ir: A Star Alliance ( www.staralliance.com ) voa de Lisboa para Singapura com a TAP ( www.flytap.com ; tel.: 707 205 700) e a Lufthansa ( www.lufthansa.com ; tel.: 707 782 782), via Frankfurt.
Onde ficar: A oferta de hotéis é imensa em Singapura. O número de visitantes também, o que faz com que os mais procurados estejam permanentemente cheios. Recomendo o Raffles Hotel, 1 Beach Rd; Tel.: (+65) 6337 1886; raffles@raffles.com . Quarto duplo a partir de €230.
Documentos: Passaporte válido para mais seis meses.
Moeda: Dólar de Singapura; €1 = 1,99 SGD.
Diferença horária: GMT/UTC +8.
Corrente eléctrica: 230V 50Hz.
Língua: Mandarim, Cantonês, Malaio, Hindi e outros dialectos indianos. Inglês como língua comercial.
Clima: Praticamente sobre o Equador, Singapura é sempre quente e húmida. Recebe uma quantidade de chuva mais ou menos constante ao longo do ano.