O novo Ibiza Cupra foi apresentado pela Seat como o expoente máximo da desportividade para este modelo.
Aproveitei o fim-de-semana prolongado de 5 de Outubro para fazer alguns quilómetros até Santa Cruz e visitar as belas praias do concelho de Torres Vedras. A minha ideia inicial era experimentar a nova auto-estrada que permite a ligação entre a CREL, em Sintra, e a A5, em Alcabideche, no concelho de Cascais.
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Pé no acelerador, velocidade a bom ritmo, sem stress. As corridas do Grande Prémio de Portugal (Moto GP) estavam agendadas para domingo, dia 4 de Outubro, no autódromo do Estoril.
Dezenas de motos passam por mim a alta velocidade. O problema é que o Seat Ibiza Cupra não passou incógnito. Sou imediatamente desafiado por alguns motards para um bom picanço. É difícil passar despercebido quando conduzimos um carro amarelo, equipado com umas vistosas jantes de 17 polegadas e as letras Cupra escritas na tampa da mala. Aumentei ligeiramente o volume do rádio para não ouvir os "burnouts" de desafio e os diversos sinais para acelerar!
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Desacelero por momentos na portagem para recolher o talão, coloco a caixa de 7 velocidades com o autoblocante electrónico XDS na posição Sport. Acelero a fundo, as rodas patinam ligeiramente e som rouco do pequeno motor 1.4 TSI de dupla sobrealimentação com 180 CV chega ao interior do habitáculo na medida certa Uma maravilha!
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Apesar de ser um bloco com 1390 centímetros cúbicos, o Cupra debita 250 Newton metros de binário entre as 2000 e as 4500 rotações por minuto. Convenhamos que num carro com um peso de 1670 kg, e, que acelera dos 0 aos 100 em 7,2 segundos… não é nada mau. A velocidade máxima é de 225 km/h.
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O Seat Ibiza Cupra comporta-se bem na estrada. É preciso ter cuidado nas curvas a alta velocidade. Em particular quando o piso é mais irregular. Senti alguma instabilidade quando viajei a velocidades mais elevadas na A8, onde o piso deixa muito a desejar e as obras são uma constante. O Cupra tem uma suspensão dianteira independente, tipo McPherson com barra estabilizadora e eixo-traseiro semi-rígido.
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Fiquei agradavelmente surpreendido com os consumos. Consegui fazer médias de 8, 5 l/100 km nos dias em que circulei mais devagar e 11,2 l/100 km nos momentos de maior adrenalina. A autonomia não é muito grande, o depósito tem capacidade para 42 litros.
Não posso deixar de destacar as qualidades da caixa DSG de sete velocidades. O Ibiza torna-se no primeiro modelo do Grupo Volkswagen a utilizá-la no seu segmento e com a sua plataforma. Gostei verdadeiramente desta caixa, das melhores que já experimentei, e olhem que já testei algumas. Funciona impecavelmente no modo automático, ganha uma nova alma no modo Sport, e ganhamos a alma da condução de um "F1" graças às patilhas no volante. As passagens de caixa são visíveis no visor do computador de bordo. A quinta versão do Seat Ibiza Cupra está disponível apenas na carroçaria SC, uma vez que um dos objectivos dos engenheiros da marca era conseguir que a condução fosse a mais desportiva e eficaz possível.
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O novo Cupra está equipado de série com diversos elementos de segurança activa e passiva. Apesar do ambiente desportivo a bordo, onde sobressaem o volante e os pedais, é pena que o equipamento de som de série no Cupra não tenha um aspecto mais sofisticado.
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Uma das novidades introduzidas na gama Ibiza, com a chegada das versões FR e Cupra é a possibilidade de incorporar os assentos desportivos em pele, um opcional que está disponível nestas duas versões mais desportivas, mas também nas versões Style e Sport.
O Seat Ibiza Cupra é um três portas e a habitabilidade nos lugares traseiros é apenas o suficiente e a mala tem uma capacidade de 284 litros.
O preço base do Seat Ibiza SC 1.4 TSI 180 CV DSG CUPRA é 25.084 euros. No caso da unidade que conduzi tinha 1.015 euros de opcionais a que correspondem o airbag lateral, airbag de cortina, avisador de colocação do cinto de segurança, faróis bi-xénon adaptativos e lava faróis, pré-instalação para sistema de navegação portátil e o apoio de braço dianteiro.
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