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Na semana em que a administração da General Motors (GM) decidiu não vender a Opel ao consórcio que integra a Magna International e a companhia russa OAO Sberbank, apresentamos-lhe o novo Astra.
O novíssimo Opel Astra, que se estreou no Salão Automóvel de Frankfurt na versão de cinco portas, prepara-se para chegar ao mercado em Janeiro e trazer uma nova energia ao segmento compacto europeu.
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O Astra tem como rivais modelos como o VW Golf, Renault Megane, Peugeot 308 ou o Ford Focus, isto para referir apenas alguns dos modelos mais vendidos do segmento.
A julgar pelas primeiras fotos que a marca divulgou, a silhueta de estilo coupé e os detalhes de estilo contribuem para um visual apelativo.
"Os elementos de estilo do Insígnia, tais como o tema da ‘asa’ e da ‘lâmina’ foram alvo de uma reinterpretação no Astra, porque é importante que cada modelo da nossa marca tenha a sua própria personalidade", afirmou o Vice-Presidente da GM Europe para a área de Design,
Mark Adams.
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O habitáculo faz eco do exterior: as linhas esguias, as formas arredondadas e a melhoria da qualidade dos materiais têm como principal objectivo conseguir um design mais consensual.
Face à anterior geração, a dinâmica do novo Astra foi melhorada com vias mais largas à frente e atrás, aumentadas em 56 mm (agora 1544 mm) e 70 mm (1588 mm),respectivamente, conjugadas com uma distância entre eixos 71 mm mais longa (2685mm). O aumento proporcional das vias e da distância entre eixos permite um contacto mais amplo com a estrada, assegurando maior estabilidade.
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Por comparação com o antecessor, o novo Astra possui uma estrutura de carroçaria totalmente nova que é 43 por cento mais resistente à torção e 10 por cento mais resistente. Por outro lado, as equipas de engenharia e de design conjugaram esforços no sentido de criarem um habitáculo espaçoso, com mais locais de arrumação e ganhos em matéria de segurança, beneficiando a protecção dos ocupantes e dos peões.
Ao mesmo tempo que decidiram manter no eixo dianteiro a configuração McPherson, os engenheiros da Opel optaram por uma combinação inédita de um eixo de torção composto com uma ligação "Watt" na suspensão traseira. Esta suspensão traseira reduz os ruídos e as vibrações, eleva o conforto e melhora o comportamento dinâmico do automóvel.
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O sistema avançado de suspensão adaptativa FlexRide, com controlo electrónico, está também disponível no novo Astra. Este sistema foi estreado no Insígnia.
A suspensão FlexRide oferece ao condutor três possibilidades de configuração – Standard (normal, automático), Sport (desportivo) e Tour (orientado para o conforto).
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Motores mais eficientes
O novo Opel Astra será lançado com uma gama completa de oito motores com potências entre 95 e 180 CV. A gama turbodiesel inclui unidades CDTI de 1.3, 1.7 e 2.0 litros, todas elas dotadas de injecção múltipla common-rail e equipadas com filtros de partículas.
Na Primavera de 2010 será acrescentada à gama uma primeira versão 1.3 CDTI ecoFLEX com um valor de emissões de CO2 de 109 g/km e um consumo médio anunciado de 4,2 l/100 km.
A gama de motores a gasolina inclui unidades atmosféricas e sobrealimentadas de 1.4 e 1.6 litros, com potências entre 100 e 180 CV.
Os preços oficiais para o novo Opel Astra ainda foram divulgados pela marca, de qualquer forma, se levarmos em conta os valores anunciados para os níveis de emissões de CO2, tudo indica que os preços para as diferentes versões serão muito semelhantes aos praticados actualmente.
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