O glaciar Perito Moreno, grande atracção desta zona remota da Patagónia, é um dos 48 glaciares alimentados pelo gigantesco campo de gelo do Sul da Patagónia, a terceira maior extensão de gelo continental – a seguir à da Antárctida e da Gronelândia -, e a terceira maior reserva de água doce do mundo.
Com mais de 400km de comprimento e 50km de largura, este glaciar está localizado na zona ampla e praticamente inacessível da cordilheira dos Andes. Curiosamente, o Perito Moreno é também um dos três únicos glaciares da Patagónia imunes ao aquecimento global. Há cerca de noventa anos que avança 700m por ano, fornecido pelos fortes nevões que caem sobre a sua base, nos Andes. E há cerca de noventa anos que perde aproximadamente a mesma superfície por ano, por ablação, quando encontra o lago Argentino. Também a sua espessura se mantém estável: atinge uns inacreditáveis 700m na parte mais profunda.
O Perito Moreno é a razão de ser de El Calafate, a cidade que funciona como interface operacional entre os sectores sul e norte do Parque Nacional Los Glaciares, e que foi baptizada com o nome de um arbusto patagónio espinhoso que dá bagas azuis usadas na doçaria argentina. A cidade espraia-se numa vasta planície de aluvião desocupada pelo recuo do lago Argentino, feita de edifícios básicos, quase todos pré-fabricados e erguidos sem planeamento urbano digno desse nome.
A não esquecer
Como ir: A Star Alliance (www.staralliance.com) voa para Buenos Aires com a TAP e a Lufthansa, via Frankfurt. A Aerolineas Argentinas (www.aerolineas.com) faz voos diários de Buenos Aires para El Calafate a partir de €270 ida e volta.
Onde ficar: El Calafate – Hotel Posada Los Álamos. O ‘resort’ original de El Calafate continua a ser uma das suas mais importantes referências no que diz respeito a conforto e luxo (www.posadalosalamos.com).
Documentos: Passaporte válido para mais seis meses.
Moeda: Peso. €1 = 5,07 ARS.
Diferença horária: GMT/UTC -4.
Corrente eléctrica: 250V, 50Hz.
Quando ir: A altura ideal é o Verão do hemisfério sul, de Novembro a Abril, pois a temperatura mantém-se quase sempre positiva.
Argentina – O glaciar Perito Moreno: Patagónia de gelo
"Curiosamente, o Perito Moreno é também um dos três únicos glaciares da Patagónia imunes ao aquecimento global."
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites