Aqui está um bom carro para levar a Beyoncé a jantar. Ele há automóveis assim e… a dama merece. Não é todos os dias que conduzimos um BWW 635D, cuja elegância das linhas rivaliza com a própria rainha do R&B.
Um cabriolet com um motor 3.0 litros, 286 CV de potência, onde a tonalidade da pintura varia consoante o ângulo de incidência do sol, calçado com umas jantes de 19 polegadas, totalmente forrado a pele e quase 30 mil euros de equipamento extra. Coisa pouca! Eu sei que as condições atmosféricas estão algo instáveis e que a anunciada retoma não dá para sonhar com bólides deste calibre. O preço deste cabriolet de quatro lugares situa-se nos 113 mil euros. Um coupé cabrio vistoso com duas ponteiras de escape na traseira para colocar a concorrência em sentido.
A primeira vez que vi um BMW Série 6 encontrava-me no Autódromo do Estoril. Tudo aconteceu numa sessão de testes e fotos para a revista Turbo. O trabalho incluía conduzir uma dezena de super desportivos. A estrela da companhia era um Ferrari Enzo, no valor de um milhão de euros. O feliz proprietário do Enzo esteve presente, claro, se o carro fosse meu também não me afastava por muito tempo! Afinal só existem 400 unidades semelhantes em todo o Mundo. Era um empresário simpático que, além de possuir o Ferrari Enzo, ofereceu um BMW Série 6 ao filho de vinte e poucos anos. A verdade é que o rapaz era responsável e o pai emprestou-lhe o Enzo para umas voltinhas na pista. Ficámos ligeiramente invejosos, nada de grave, tínhamos passado a manhã a "brincar" com um Dodge Viper, um Porsche 911, um Mini Cooper S, um Honda Type R, enfim…uma barrigada de adrenalina. Tudo no local adequado para que não venham os velhos do Restelo dizer que acelerámos na via publica, etc. e tal.
Três anos passados aqui estou eu pronto para ensaiar com calma o BMW Série 6 Cabrio. E logo ao volante de uma unidade "carinhosamente" preparada pela BMW Individual que vale 142.930 euros. É verdade, a marca alemã possui um departamento específico para apurar a exclusividade e a extravagância de alguns clientes.
O interior em pele integral "Rust Brow", por exemplo, que podem ver nas fotos custa 5.916 euros. Eu acredito no amor e numa cabana mas, levar a Beyoncé a jantar num BMW com os estofos em tecido não ligava nada bem com a mini-saia da senhora.
Acordo, regulo electricamente a posição do volante em pele "M", demoro algum tempo a ajustar o banco e o apoio lombar. Verifico como funciona o sistema de navegação profissional, reparo no "Head-Up Display" que projecta no vidro – a cor laranja – as informações que seleccionei. Sinto-me um autêntico 007 ao volante de um topo de gama carregado de tecnologia.
Levanto-me cedo, o sol brilha e decido dar um passeio até ao Guincho. Carrego no botão para recolher a capota, dedo no botão – Sport – e o motor de três litros e seis cilindros em linha ganha uma nova alma, os 286 CV fazem-se finalmente ouvir e os 580 Nm disponíveis a partir das 1.750 rpm convidam-nos a subir até Sintra. Os valores anunciados pela marca alemã indicam acelerações de 6,6 segundos dos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 250 km/h. Já em relação aos consumos posso confirmar que fiz médias ponderadas de 11 litros para percorrer 100 quilómetros. Claro que sem grandes exageros na condução e com a ajuda da caixa automática de seis velocidades.
No domingo, no regresso a casa, enfrento uma fila longa nas portagens da Ponte 25 de Abril, nada a fazer, resta-me ligar a televisão e assistir a um vídeo da Beyoncé no pára-arranca. Os meus filhos protestam no banco de trás, "Oh pai, podes por nos desenhos animados?".