A primeira vez que vi fotos da nova carrinha Classe E estava na praia. Comprei uma revista de automóveis para ler junto ao mar e lá estava ela. Imponente, grandiosa, enorme!
A Station do Classe E chegou a Portugal em Novembro de 2009.
Alguns meses depois aqui estou eu ao volante de uma das carrinhas mais carismáticas e requintadas do segmento Premium. A grande rival da BMW Série 5, Audi A6 e Volvo V70.
No caso da mais recente geração Classe E posso garantir que desfrutamos do melhor que um automóvel nos pode oferecer. Comportamento dinâmico eficaz, tecnologia, segurança e conforto exemplar.
A nova Station do Classe E é considerada uma das referências do segmento "Premium" há mais de 30 anos. Desde o lançamento do primeiro modelo, em 1977. Esta é a quinta geração!
A carrinha Classe E transmite-nos imediatamente uma sensação de espaço. Ao observarmos de lado, os pilares B e C parecem fundir-se na traseira. Isto contribui para a alongada forma arqueada que se estende desde o pilar A até à linha do tejadilho. As luzes de LED traseiras baseiam-se num design de duas unidades, criando a sensação do painel lateral continuar até à porta da mala. A capacidade de carga é referencial ao disponibilizar até 1.950 litros.
O sistema de gestão do compartimento de carga é de série. De referir a abertura e fecho automático da mala "Easy-Pack", com levantamento automático da cobertura do compartimento de carga ou o estrado dobrável, que aumenta consideravelmente a altura útil do compartimento de carga. Este pode ser rebatido e fixar-se em várias posições. No interior do habitáculo a qualidade dos materiais e a montagem dos diversos painéis é impecável, no entanto, existem alguns comandos e botões que mereciam uma aparência menos conservadora.
A Mercedes-Benz estreou neste modelo uma série de inovações tecnológicas. Algumas integram o equipamento de série, e, muitos, muitos opcionais. O sistema "quickfold"" permite rebater os encostos dos bancos traseiros a partir do compartimento de carga, deixando de ser necessário ajustar previamente os apoios de cabeça e os assentos dos bancos traseiros. As duas secções desbloqueiam-se e rebatem-se, sendo possível o transporte de objectos longos e de grande dimensão.
A carrinha Classe E dispõe do sistema "Attention Assist", que dispõe de sensores que controlam constantemente mais de 70 parâmetros diferentes, faróis adaptativos que se adaptam às condições de tráfego ou o sistema de travagem de emergência automática (activada na iminência de uma colisão). Dispõe, ainda, do sistema de controlo da distância "Distronic Plus".
De série, a carrinha encontra-se equipada com nove airbags que activam-se em milésimos de segundo na iminência de um acidente e incluem dois airbags adaptativos para o condutor e acompanhante, um airbag para os joelhos do condutor, dois airbags laterais nos encostos dos bancos dianteiros e dois windowbags de grande dimensão que se estendem do pilar A ao pilar C. Pela primeira vez, estão incluídos pelvisbags para os ocupantes da frente, que reduzem as forças que actuam sobre o dorso e a zona pélvica numa colisão lateral. Opcionalmente, estão disponíveis airbags laterais para os bancos traseiros.
Ao volante foi possível confirmar o conforto proporcionado pela suspensão com regulação automática "Direct Control", que dispõe do sistema adaptativo de amortecimento fornecido de série. O ajuste da suspensão foi adaptado de modo a corresponder à modificada geometria do chassis, com amortecedores e estabilizadores de barra de torsão ligeiramente mais rígidos. O comportamento é eficaz e o motor 3.0 diesel de 231 CV, consegue dar conta das duas toneladas e meio de peso. É um motor de seis cilindros em V que proporciona um binário de 540 Nm que contribuíram para uma condução descontraída em diversas faixas de regime. A caixa automática de sete velocidades sequencial com patilhas no volante funciona na perfeição. Consegui consumos médios de 9,2 litros.
A carrinha E 220 CDi de 170 CV é a mais acessível com um preço a partir de 43.750 euros. De qualquer forma, a versão E 250 CDI, com 204 CV de potência e um binário máximo de 500 Nm deverá ser "o cavalo de batalha" da marca para o mercado português com um preço a partir de 47.300 euros. A gama de motorizações disponíveis para a Station inclui desde a primeira fase de comercialização cinco unidades de propulsão que debitam entre 170 e 388 CV.
A versão que testei incluía o Pack desportivo AMG (20.750 euros) com estofos em pele, tapetes em veludo com logótipo AMG, bancos e volante desportivos, patilhas de selecção da caixa de velocidades integradas no volante, forro do tejadilho em tecido preto, pack estético exterior com pára-choques específicos, jantes de liga leve de cinco raios e 18 polegadas, além da suspensão desportiva "Direct Control". Este pack transmite uma aparência sofisticada e ao mesmo tempo desportiva. A station da Classe E é uma carrinha que vale pela qualidade demonstrada, a imagem de marca forte e os valores de retoma elevados.
A carrinha Classe E 350 Blue Efficiency 7 G-Tronic que conduzimos com o motor diesel 3.0 CDI de 231 CV está disponível com um preço a partir de 79. 752 Euros. Claro que se juntarmos o Pack Desportivo AMG são mais 20.750 euros.