Já tinha saudades de conduzir um Lexus! A marca de luxo da Toyota conquistou primeiro os Estados Unidos, actualmente conquista a Europa com modelos tecnologicamente avançados, com uma estética arrojada e uma imagem exclusiva.
Não gosto muito de fazer considerações sobre a estética de um automóvel. Gostos não se discutem! Da minha parte, confesso que aprecio bastante da frente do IS 250 C e do IS 250 D, no entanto, alguns leitores certamente não concordam e consideram o "look" muito asiático.
Conduzimos o cabrio 250C e também o 250d, este último é o modelo mais conhecido e mais vendido da marca no caso português. O Lexus 250C procura um lugar ao sol no competitivo segmento D Premium de descapotáveis.
No interior do habitáculo respira-se qualidade. Falamos de um cabrio de duas portas e, neste caso, a acessibilidade aos dois lugares traseiros não é missão fácil. A bordo encontra-se facilmente a posição de condução. O volante possui regulação eléctrica, em altura e profundidade, assim como os bancos em pele. Carregamos no botão Start e escutamos o cantar suave do motor V6 a gasolina, de 2.5 litros de injecção directa que debita 208 CV de potência, muito silencioso. Ao início estranhei o funcionamento "algo amorfo" da caixa automática de seis velocidades. Sem stress! É uma questão de hábito. Para mais emoção posso sempre utilizar as patilhas no volante, neste caso a condução torna-se mais divertida. Os valores oficiais referem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em nove segundos e uma velocidade máxima de 210 Km/h. Consegui consumos médios de 11,2 l/100 Km …sem abusar muito.
A configuração da suspensão é semelhante à da versão "sedan", que também experimentei e da qual gostei muito. O "sedan" é mais ágil mas ao volante do cabrio temos a certeza de que só por azar encontramos um carro igual. A suspensão recorre a um duplo triângulo sobreposto no eixo da frente e "multi link" na traseira, oferecendo níveis dinâmicos muito interessantes.
O IS 250 C oferece de série o sistema de controlo de estabilidade (VDIM – Vehicle Dynamics Integrated Management), incrementando a eficácia do sistema "Pré Crash" que inclui a assistência de travagem na iminência de uma colisão. Em complemento, destaque para o airbag de dupla câmara para o passageiro. E não só! Existem múltiplos sistemas de apoio à condução: o sistema de sensores de estacionamento, os faróis bi-xenon, o cruise control adaptativo e a monitorização da pressão dos pneus. Este é algum do equipamento de série desta versão Pack Luxury que publicamos nas imagens.
A unidade que conduzi possuía jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus de baixo perfil Bridgestone Turanza de baixo perfil. Por vezes, em determinados pisos, a baixa velocidade, estes pneus tornam-se algo ruidosos com a direcção a sentir dificuldade em digerir silenciosamente a aderência da borracha. Por exemplo, nos parques de estacionamento subterrâneos.
O Lexus IS 250C (descapotável/coupé) ganha uma nova alma a céu aberto. A capota rígida em alumínio permite-lhe ser um dos modelos mais rápidos na abertura da capota. Uma operação contabilizada na "minha cebola" em 21 segundos.
A mala sem a capota recolhida é relativamente espaçosa para um cabrio (420 litros). Não posso deixar de partilhar uma situação que acontece quando o carro fica estacionado numa rampa mais inclinada e chove. A água fica retida nas calhas da sessão traseira e quando abrimos a tampa da mala esta cai para o interior da bagageira.
Os dois bancos traseiros foram deslocados em 30 mm para o centro, possibilitando mais espaço para a cabeça dos ocupantes. Dividida por uma consola central que integra os portas copos, os passageiros traseiros beneficiam de mais espaço na zona das pernas, graças ao estreitar dos bancos dianteiros. Estes integram um sistema de rebatimento fácil de operar mas, como referi, a acessibilidade não é das melhores. Para melhorar a visibilidade do condutor através do espelho retrovisor interior, os encostos de cabeça traseiros também possuem um sistema eléctrico de rebatimento, permitindo reclinar 65 graus.
A condução do Lexus IS 250 C proporciona aos passageiros ausência de turbulência até perto dos 90 km/h. Desde que não vá passear até ao Guincho. Opcionalmente, é possível aumentar o conforto com a capota recolhida pois os bancos proporcionam um aquecimento extra, graças ao sistema de ventilação (quente e fria) integrado numa ampla área dos bancos.
Como seria de esperar, o Lexus IS 250 C possui um nível de equipamento de segurança activa, passiva e conforto acima da média. De série, encontramos o "cruise control", direcção assistida eléctrica, bancos em pele, alerta da pressão dos pneus, sensores de estacionamento, bluetooth e ar condicionado bi-zona.
O interior do habitáculo é requintado, nota-se que os plásticos escolhidos e os materiais foram escolhidos criteriosamente. Fica apenas a faltar um relógio digital com um aspecto mais modernaço, na consola central, e a antena exterior do rádio também podia dar lugar a uma solução mais actual.
O Lexus IS 250 C está à venda a partir de 62.200 euros. Caso escolha esta versão – Pack Luxury – o preço a pagar sobe para os 66.125 euros. O sistema de navegação com câmara traseira, o sistema pré-crash e os pedais em alumínio são opcionais.