
O Fluence é uma das novidades mais recentes da marca francesa. Fiquei surpreendido pelo impacto visual que este automóvel causa. Os portugueses gostam de automóveis, são conhecedores. É verdade, são muitos os que olham com interesse para o novo modelo. É notório que sabem que não estão perante a berlina Mégane, que tão boa conta tem dado de si nas vendas.

É certo que o Fluence parece mais adaptado ao gosto dos nossos vizinhos espanhóis. Ainda é raro cruzarmo-nos com o Fluence nas estradas portuguesas. As linhas são típicas de uma berlina tricorpo e demoram a assimilar. O mesmo acontece ao volante.

O comportamento dinâmico é ligeiramente atípico, requer alguma habituação. Nas curvas mais largas sentimos algumas oscilações da carroçaria, a receita é utilizar a caixa com maior frequência e desenhar as trajectórias com o carro mais "preso". A nova berlina francesa respira elegância e conforto.

A maioria das opiniões que recolhi aprecia bastante a aparência e o "glamour descontraído" do Fluence. O comprimento exterior é de 4.620 metros.
No interior do habitáculo a qualidade percebida dos materiais corrobora com a impressão exterior. Volante de boa pega, as folgas entre as montagens dos diferentes painéis são reduzidas, o equipamento de série é acima da média. Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de navegação, Bluetooth, ar condicionado automático. Apenas o tecto de abrir é um opcional.

A capacidade do porta bagagens é de 497 litros. É pena que não exista uma pega no interior da porta para ajudar a fechar a mala. Sempre que o carro está sujo somos obrigados a utilizar a pega exterior e a lavar as mãos mais frequência.
A unidade que vê nas nossas fotos tem o nível de equipamento Exclusive e o motor 1.5 dCi com 105 CV de potência. A caixa de velocidades é de seis velocidades e fiz os consumos médios de 6,3 litros para percorrer 100 quilómetros em percurso misto.

Este sedan de quatro portas é vendido em Portugal apenas com esta versão. O preço a pagar de 26.500 euros é interessante para todos os que pretendem um automóvel com uma aparência mais "formal" do que o Mégane a um valor acessível.
