Primeiro é importante referir que a Mazda optou por nunca criar versões desportivas para as versões SW (carrinhas), ao contrário do que têm feito outros fabricantes com sucesso.A Mercedes com a AMG, a linha "M" da BMW, etc.
No caso deste sedan de quatro portas, podemos aproveitar para conduzir de uma forma mais desportiva quando estamos sozinhos, sempre com tino, e, depois, transportar a família com o máximo de segurança. A capacidade de carga é de 340 litros.
O 3 MPS não é um puro desportivo. Os seus principais rivais são automóveis comoo Renault Mégane RS ou o Seat Leon Cupra R. Esteticamente, conta com alguns pormenores que o diferenciam das versões civis. Os pára-choques com a inscrição MPS, a grelha, a entrada de ar sob o capot, a dupla saída de escape e, claro, as jantes de 18 polegadas. No interior, destacam-se os pedais, os estofos parcialmente em pele e o volante desportivo em couro.
O motor 2.3 sobrealimentado, de injecção directa, debita 260 CV atingidos às 5500 rpm, o binário atinge os 380 NM (newton metro), às 3000 RPM.
A adrenalina e o prazer de condução estão sempre no horizonte e a partir das 4000 rpm o Mazda 3 MPS ganha uma alma nova. Atenção, não se esqueça que este carro consome gasolina sem chumbo e as áreas de serviço estão sempre prontas a recebe-lo. Consegui consumos médios de 10, 6 litros.
O chassis é bastante equilibrado, como seria de esperar, a suspensão possui molas e amortecedores mais firmes que penalizam ligeiramente o conforto sempre que o piso é mais irregular. O controlo de tracção e de estabilidade raramente são chamados a intervir.
O Mazda 3 mais acessível com o motor 1.6 a gasolina (105 CV) custa 19.500 euros. Já o vitaminado 3 MPS com o bloco MZR DISI 2.3 de 260 CV de potência custa 44.000 euros.