Volvo V70 1.6 D DRIVe
A carrinha V70 nova nunca foi barata, é verdade, o motor diesel D5 deu sempre boa conta de si e muito clientes até optavam pela versão a gasolina. Quando o preço da gasolina sem chumbou atingiu os valores que conhecemos a V70 a gasolina perdeu competitividade no mercado e muitos clientes optaram pelo GPL.
A Volvo actualmente é uma marca Premium que conseguiu colocar em sentido a armada alemã composta pela BMW, Mercedes e Audi.A carrinha V70 é uma “miss suave”, o comportamento em curva é muito eficaz, trava relativamente bem, a suspensão tipo McPherson na frente e multi-link na traseira contribuem para o conforto acima da média, a distância entre-eixos de 2816 mm também ajuda.
O motor 1.6 Diesel com quatro cilindros e 109 CV de potência é económico mas são notórias as dificuldades nas recuperações, em particular quando viajamos com cinco pessoas a bordo e alguma bagagem. O binário de 240 Nm, obtido às 1750 rpm, é algo amorfo para uma carrinha que ostenta um peso de 1.667 kg (o peso bruto é superior a duas toneladas). Não há milagres! É nas viagens mais longas que a V70 munida desta motor “common rail” revela todas as suas virtudes.
É possível transportar a família com espaço, muito espaço, conforto, mas é necessário ter a certeza absoluta que existem metros de estrada suficientes para ultrapassar. No caso deste motor, a caixa de cinco velocidades acaba por ser suficiente. O sistema “start and stop” permite-nos realizar consumos médios de 6.5 litros. Julgo que é um valor aceitável. No caso da irmã mais nova, a Volvo V50, mais leve e com o bloco 1.6 D de 109 CV fiz sempre médias constantes de 5.8 litros.
A qualidade de vida a bordo da V70 é uma realidade indisfarçável. O ambiente no interior do habitáculo é acolhedor, moderno, a lista de equipamento possui os sistemas de ajuda à condução fundamentais mais conhecidos e a tecnologia mais recente de segurança activa e passiva.
A gama de motores que a Volvo disponibiliza para esta carrinha é ajustada. Os diesel 1.6 D de 109 CV, o D3 de 163 CV (promete ser o “ponta de lança” no novo S60) e o D5 de 205 CV. No caso dos blocos a gasolina encontramos o 2.0 T de 203 CV (o mais barato custa 47.476 euros) e o T6 de 304 CV.
A Volvo V70 com o motor 1.6D Drive com o nível de equipamento Momentum que escolhemos para este ensaio custa 39.669 euros. É versão intermédia e propõe um equipamento de série muito interessante. Gostei do sistema que transforma facilmente o banco traseiro para transportar uma criança. A V70 1.6 DRIVe Summum já custa 42.869 euros, um valor elevado que abre caminho a uma versão mais musculada com o motor 2.0 D3 de 163 CV por 45.529 euros.
Volvo XC60 2.4 DRIVe
Se gosta desta máquina maravilhosa conhecida por automóvel e costuma circular nas estradas portuguesas já reparou concerteza no XC60. Distingue-se bem no meio da “fauna” rodoviária algo cinzenta deste país à beira mar plantado.
A carroçaria rebaixada (classe 1) e um chassis ultra-apurado contribuem para que o “crossover” mais novo da Volvo cative ao fim de poucos quilómetros ao volante.
A apresentação mundial aconteceu em Janeiro de 2007, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Passaram três anos e meio e as alterações mais notórias são ao nível do equipamento de série e nos motores.
Conduzi um XC 60 que tinha sob o capot um motor 2.4 DRIVe que debita 175 CV de potência às 4.000 rotações. O binário de 420 Nm revelou-se fundamental quando chegou a altura de colocar utilizar a caixa de seis velocidades. Fundamental para ultrapassar em segurança, importante nas subidas mais difíceis. Ao longo de 350 quilómetros ao volante consegui consumos médios de 6,9 litros, isto sem abusar do acelerador.
As capacidades dinâmicas são importantes, sem dúvida, mas a principal virtude do Volvo XC 60 é o espaço e a qualidade no interior do habitáculo. Cinco pessoas conseguem viajar confortavelmente. O porta bagagens tem capacidade para 495 litros.
A novidade mais recente doXC60 é novo motor 2.0 diesel com 163 CV e um binário de 120 Nm. Ainda não conduzi o SUV da Volvo com este motor, de qualquer forma, o preço a pagar de 42.000 aproxima-o agora do seu principal rival BMW X1.