Ao longo de 15 anos de história, a A4 Avant esteve sempre entre as mais vendidas e tem como grandes rivais a BMW Série 3 e a Mercedes Classe C. A primeira geração Audi A4 fez a sua estreia em1994 e partilhava a plataforma com a Volkswagen Passat. Tinha um motor longitudinal e os clientes podiam optar entre comprar o automóvel com tração dianteira ou adquirir a versão de tração integral Quattro.
Tenho diversos amigos fãs deste modelo. Quem não ouviu falar das aventuras de portugueses que viajavam até à Alemanha para comprar automóveis em segunda mão. A maioria em bom estado, alguns com o chassis “queimado” do gelo, enfim… Alguns bons negócios, outros mais ou menos, e, em alguns casos, claro que existem exemplos de compatriotas nossos que caíram no conto do vigário e compraram viaturas importadas com os injetores entupidos, turbo danificado, enfim, problemas mecânicos que tanto podem acontecer nos importados como nos usados lusos. Uma das mais-valias da Audi é valor comercial dos seus modelos.
Os senhores da marca alemã percebem do negócio, a prova disso é que todas as atualizações estéticas e o lançamento de novos modelos acontecem sempre na altura certa. Não alteraram a famosa grelha frontal sem ter a certeza absoluta que a nova é mais bonita e consensual. Recordo-me bem das anteriores gerações deste modelo. A Avant com linhas mais arredondadas, a geração anterior, utilizada pela Seat no Exeo ST, e, para terminar, a atual. Fui aliás um dos sortudos que conduzi o atual A4 na apresentação internacional que aconteceu em Ibiza. A carrinha Audi A4 Avant que vê nas imagens esconde sob o capot um motor 2.0 TDI (136 CV), nos tempos que correm, acaba por ser a opção mais racional. O”feeling” de condução não deixa margem para grandes dúvidas. Estamos a bordo de uma carrinha “premium”, requintada, segura, espaçosa (uma bagageira de 1.495 litros) e um comportamento em curva muito eficaz. A posição de condução é muito boa, o eixo dianteiro contribui para bom nível de aderência e a caixa de seis velocidades é extremamente precisa. Não posso deixar de referir que a direção assistida “servotronic” contribui bastante para a dinâmica da A4 Avant em estrada. Nesta versão, esta direção é um opcional e custa 250 euros.
A berlina mais acessível custa 35.105 euros. Refiro-me ao A4 1.8 TFSI de 120 CV a gasolina. A carrinha mais barata, com o mesmo motor, já custa 36.615 euros. No caso do A4 Avant que vê nas imagens o preço é de 39.575 euros. A versão 2.0 TDI continua a ser a preferida e neste caso tínhamos alguns opcionais que recomendo, para quem pode…está claro! A pintura metalizada custa 915 euros, o pacote Advance constituído pelo sistema de som com CD, computador de bordo, MMI de navegação, preparação para leitores de DVD no encosto dos bancos dianteiros e o sistema de som Bang & Olufsen. Este pacote Advance vale 1.800 euros.
Audi A4 allroad quattro 2.0 TDI (143 CV)Muitos leitores recordam-se certamente de ouvir falar de uma senhora chamada Michèle Mouton. Sim, a francesa que conduzia de uma forma endiabrada e deixava tudo e todos para trás! Mouton foi a única mulher a vencer uma etapa do Cameponato do Mundo de Rali (WRC), em Sanremo em 1981. Grande senhora, chegou mesmo a vencer o Rali de Portugal ao volante do seu Audi Quattro com a Fabrizia Pons como navegadora. O sistema Quattro de tração integral da Audi faz 30 anos e podemos encontrar a geração mais recente deste sistema no novo Audi RS5 com o seu fabuloso motor V8 e 444 CV de potência que possui o novo diferencial central que transmite a potência adequada a cada eixo conforme as necessidades de aderência.
Estaciono a A4 Avant “normal” e sento-me para alguns quilómetros ao volante da A4 Allroad 2.0 TDI de 143 CV. A direção é mais pesada, a robustez da carroçaria é notória e podemos escolher o modo de amortecimento ideal de acordo com a aventura que temos pela frente.
O espírito e vocação “off-road” respira-se, é algo presente a cada passagem de caixa. Uma maravilha! Na minha opinião o motor 2.0 TDI de 143 CV tem alguma dificuldade em”puxar” os 1.705 kg, mais uns cavalitos eram bem vindos. O sistema de tração integral Quattro contribui para que a A4 Allroad curve sobre carris. As recuperações podiam ser mais vigorosas. É claro que esta é a versão mais acessível, vale 46.000 euros e a Allroad com o bloco de 170 CV já custa 49.000 euros, são mais 3.000 euros mas são bem investidos.