No mês de Agosto de 2007 participei num evento no Autódromo do Estoril onde conduzi o Mégane RS. O modelo em causa era o famoso Mégane, o tal da traseira vincada, que tanta polémica originou e tantas unidades vendeu.
Um dia vivido intensamente que recordo com saudade. Conduzi automóveis como o Porsche 911, o Honda Civic Type R, o Mini Cooper S, a carrinha Audi RS4, o Dodge Viper, enfim, uma barrigada! Na altura lembro-me que adorei o comportamento do Mégane RS em pista.
Três anos passados encontro-me ao volante da nova geração deste modelo. Claro que não consegui explorar da mesma forma as capacidades dinâmicas do carro nas estradas nacionais. De qualquer forma, deu para sentir o "feeling" da máquina. O Mégane RS é ágil, não se porta como um carro tipicamente familiar, mas sim como um automóvel que dá prazer guiar. A traseira solta-se um pouco quando desejamos e o ESP só intervém em situações extremas, o que facilita o ajustar da frente na trajetória pretendida, depois é só acelerar, sem que haja problemas de falta de tração.
O Mégane Coupé RS é o mais recente elemento da linhagem de veículos desportivos da Renault Sport. Destaca-se dos restantes modelos que fazem parte da gama Mégane através do visual agressivo. Na face dianteira os guarda-lamas encorpados, o para-choques dianteiro dotado de uma lâmina aerodinâmica inspirada no F1 e os faróis com tecnologia LED.
Produzido na fábrica da Renault em Palencia, Espanha, o RS distingue-se ainda exteriormente pelas jantes de 18 polegadas, pinças dos travões pintadas a encarnado, e pelo difusor dianteiro e traseiro, ambos inspirados nos monolugares de Fórmula 1.
O cliente pode escolher entre dois chassis: Sport e Cup. O primeiro é mais vocacionado para o dia-a-dia, o segundo focado na performance em circuito. No nosso caso experimentámos o Mégane RS com a afinação Sport. Revelou-se dócil e muito divertido de conduzir.
O motor 2.0 litros de 250 CV de potência, mais 28 CV do que a geração anterior, e um binário máximo de 340 Nm torna-o fácil de gerir mas permite impulsos de adrenalina sempre que pisamos o acelerador com mais vigor.
O interior é refinado, os materiais são de boa qualidade com destaque para o volante em couro, os pedais desportivos, o conta-rotações de cor amarela, os bancos dianteiros Recaro, revestidos em couro carbono escuro (parte integrante do Pack Super Sport que custa 2.370 euros). O Renault Mégane Coupé RS está disponível a partir de 37.300 euros