Sempre que abrimos as revistas especializadas, e lemos os comparativos, o Opel Astra enfrenta invariavelmente o VW Golf, o Ford Focus, o Peugeot 308, o Renault Mégane, Alfa Romeo Giulietta, Toyota Auris, Honda Civic, Seat Leon, Hyundai i30, Kia Cee’d, Mazda 3, enfim…rivais para todos os gostos.
Conduzimos o Opel Astra 1.7 CDTI DPF Cosmo. É verdade que não é a versão mais barata deste modelo mas… é sem dúvida a mais racional. Recordo que no passado mês de Junho chegou ao mercado o Astra 1.3 CDTI ecoFLEX, que tem o preço imbatível de 23.000 euros, no caso da versão de acesso Enjoy, de qualquer forma, acaba por ser algo molengão para puxar a carroçaria sólida e robusta do Astra.
O Opel Astra 1.7 CDTI (125 CV) Cosmo que vê nas imagens custa 26.600 euros. É uma das propostas mais convincentes do segmento. Se olharmos para a relação preço/equipamento é quase imbatível. Claro que não há bela sem senão. É verdade que exteriormente a nova geração Astra está mais interessante e atual, sem dúvida, de qualquer forma, na minha opinião, alguns comandos e botões da consola central mereciam uma aparência mais sofisticada.
Nada de grave, o bem-estar a bordo está sempre presente, o espaço para os passageiros dos lugares traseiros é uma realidade e a mala com 370 litros de capacidade é aceitável para uma berlina com estas características.
O Opel Astra transmite-nos um "feeling" de condução que inspira confiança. A robustez da sua aparência sente-se em estrada mas não julgue que é sinónimo de rigidez. Na minha opinião este Astra está mais confortável que o anterior e contínua a curvar que é uma maravilha.
O motor 1.7 CDTi emite 119 g/km de CO2, é menos ruidoso e contínua a oferecer a potência necessária para colocar uma mudança abaixo e fazer uma ultrapassagem em segurança. Face à anterior geração, a dinâmica do novo Astra foi melhorada graças a vias mais largas à frente e atrás. O aumento proporcional das vias e da distância entre eixos permite um contacto mais amplo do automóvel com a estrada, assegurando maior estabilidade e melhor comportamento dinâmico.
Consegui consumos médios de 5,3 litros para percorrer 100 quilómetros.
Para além do conforto, também não posso deixar de referir o equipamento de segurança muito completo da versão Cosmo. Travão de estacionamento elétrico, bancos forrados a couro e tecido, sistema de som com sete altifalantes, sensores de chuva e de faróis, airbags frontais, laterais e de cortina, encostos de cabeça ativos, cintos de segurança com tensores e limitadores de força, sistema isofix para cadeiras de criança e controlo eletrónico de estabilidade (ESC) fazem parte do equipamento de série. O preço do Opel Astra 1.7 CDTI DPF Cosmo é de 26.600 euros.
Opel Corsa ecoFLEX 1.3 CDTI de 95 CV
Na CARAS convidámos ainda mais um elemento da família Opel. A cor verde não engana! Refiro-me ao novo Corsa ecoFLEX que já está à venda com versões de três e cinco portas.
O novo Corsa ecoFLEX está equipado com um motor turbodiesel 1.3 CDTI de 95 CV de potência, dotado de turbina de geometria variável. Com 190 Nm de binário máximo disponível entre as 1750 e as 3250 rotações por minuto. Não é nenhum foguete e está mais vocacionado para o dia-a-dia na cidade. Isto não quer dizer que não seja possível pegar no Corsa ecoflex e fazer uma viagem mais longa. A informação disponibilizada pela Opel avança níveis de consumos próximos dos 3,7 litros de gasóleo para percorrer 100 quilómetros, no meu caso nunca consegui baixar dos 4,8 litros.
A carroçaria foi rebaixada em 20 mm e todas as entradas de ar para o motor e para o habitáculo foram otimizadas. O Corsa ecoFLEX está equipado com pneus de baixa resistência ao rolamento (175/70) montados em novas jantes de liga leve de 15 polegadas. O Corsa 1.3 CDTI EcoFLEX de 75 CV está á venda a partir de 18.700 euros.