O Subaru Outback chegou pela primeira vez ao mercado europeu em 1996. O crossover nipónico melhorou no conforto, está com um design renovado e possui um equipamento de série acima da média.
Gostei do comportamento dinâmico do carro. O motor "boxer" de cilindros horizontais opostos e a tração integral Symmetrical AWD, acompanhados por um novo chassis, contribuem para uma condução agradável, sem sobressaltos e, acima de tudo, destaco o conforto a bordo para todos os passageiros. A evolução é notória ao nível da suspensão
.

Por outro lado, o sistema de tração integral é sem dúvida uma mais-valia em diversas situações.O nível de aderência aumenta consideravelmente quando conduzimos em piso molhado e mesmo com a estrada seca é visível que o carro tem um comportamento mais eficaz.
Gama de motores
Para o mercado português será oferecida exclusivamente a versão equipada com o bloco de quatro cilindros e 2.0 litros (150 CV). O motor boxer diesel não é excessivamente ruidoso e dispõe de binário em diferentes faixas de rotações.

Interior focado na habitabilidade e no conforto
Aumentando a altura, largura e a distância entre eixos, o interior do Outback passou a estar focado no espaço oferecido no habitáculo. Comparado com o anterior modelo, a altura no habitáculo aumentou 40 mm, a distância entre os bancos cresceu 30 mm e o espaço para as pernas atrás aumentou 62 mm.

A altura ao solo de 200 mm oferece versatilidade de utilização, tendo como resultado uma condução mais relaxada em todo o tipo de ambientes, sejam estradas de asfalto ou terra batida. A capacidade do compartimento de carga é de 526 litros, o que é aceitável.
Uma curiosidade tecnológica! No caso do Outback equipado com estofos em pele temos uma função de memória no banco do condutor. A novidade é que a regulação do banco do condutor pode ser memorizada na chave. Com esta funcionalidade, mesmo que o banco tenha sido mexido, assim que o carro é aberto ele volta à posição memorizada.

Para os bancos traseiros, o mecanismo de reclinação é oferecido de série. As costas dos bancos possibilitam um rebatimento 60/40 para flexibilizar a dimensão da bagageira, contemplando ainda um sistema remoto para que seja possível reclinar os bancos através da mala.

O Outback utiliza pneus 225/60R 17 montados em jantes de liga leve de 17 polegadas de série. Possui ABS com EBD (distribuição eletrónica da força de travagem), além do VDC como equipamento de série, a assistência à travagem é igualmente equipamento de série.
Os concorrentes diretos deste Outback não são pera doce. Refiro-me ao Audi A4 Allroad e ao Volvo XC70. O Subaru é mais acessível no preço mas…a verdade é que continua menos refinado em algumas áreas importantes como a qualidade de alguns plásticos e na montagem de materiais do que o Audi e o Volvo.

O Subaru Outback 2.0 Premium de 150 CV custa 41.956 euros. O Audi A4 Allroad 2.0 TDI de 143 CV custa 46.390 euros e o Volvo V70 XC 2.0 de 163 CV está á venda a partir de 49.470 euros. Uma coisa é certa, comprar uma carrinha de tração integral com uma aparência atual, um nível de equipamento completo, por este preço, é sem dúvida interessante.
