Chegou com a difícil missão de substituir o veterano Daewoo Matiz e, na nossa opinião, não desiludiu. Nomeado para Carro do Ano – Troféu Volante de Cristal 2011, o Chevrolet Spark é uma opção a ter em conta, principalmente por condutores jovens e dinâmicos. Pequeno por fora, é certo, mas grande por dentro, o Spark é o único da sua classe que apresenta três verdadeiros lugares traseiros, onde é possível, e sem grande esforço, montar uma ou duas cadeiras para crianças. A bagageira é reduzida, mas as barras longitudinais presentes no tejadilho permitem o transporte de alguns objetos de maiores dimensões, como por exemplo, uma prancha de surf. De facto, o Spark combina um atrativo design exterior, com especial destaque para uma frente agressiva e esteticamente bem conseguida, com um espaço interior que surpreende. Para além disso, importa salientar a atenção dada à arrumação interior, já que o Spark está dotado de inúmeros compartimentos que permitem a arrumação dos mais variados objetos. A precisão e atenção ao detalhe estendem-se a todo o habitáculo. O elemento de maior destaque é o painel de instrumentos inspirado nos motociclos, assente na parte superior da coluna de direção. Na consola central podemos encontrar uma porta de entrada USB e ligação para iPod, elementos sempre importantes para o público mais jovem.
FOTOS: Pedro Amante e Chevrolet
Não restam dúvidas de que o Spark foi pensado para uma utilização urbana, sendo que com a versão LT (1.2 de 81 cv) podemos pensar em aventurar-nos em percursos de estrada mais longos. Porém, falta-lhe um pouco de motor em matéria de recuperações, principalmente, quando ligamos o ar condicionado. Mas, regra geral, é um carro que cumpre perfeitamente e permite uma condução cómoda, muito por causa da elevada posição dos bancos.
O Spark 1.2 LT, a versão que conduzimos, está disponível desde €11.990 e apresenta de série um bom nível de equipamento, como jantes de liga leve de 15″, ar condicionado automático, sensores de estacionamento e aplicações exteriores desportivas. O Spark 1.0 LS está disponível desde €10.550 e a versão base, com o mesmo motor 1.0 de 68 cv, custa €9.850.