A Chevrolet é uma das marcas que mais tem surpreendido o mercado europeu nos últimos anos. Os automóveis da Chevy chegaram a Portugal de mãos dadas com a Opel. Numa primeira fase, a General Motors aproveitou a linha Daewoo e depois lançou-se por conta própria com o Best-seller Captiva e o Epica.
Os resultados estão à vista, a linha de automóveis da Chevrolet inclui atualmente o Spark para o segmento ‘mini’, o pequeno Aveo, o compacto Cruze, o SUV Captiva e o Epica para o segmento médio.O nosso convidado na CARAS Motores é um amigo chamado Orlando. O novo MPV compacto da Chevrolet faz um refresh ao segmento dos Multi Purpose Vehicle (MPV). Baseado no concept-car exposto pela primeira vez em 2008, o Orlando combina o sentido prático oferecendo um máximo de 7 lugares, com flexibilidade interior e um amplo espaço de carga.
Embora o exterior do novo Chevrolet Orlando desperte a curiosidade, o habitáculo não deixa ninguém indiferente. O duplo cockpit é inspirado no Corvette, a luz de fundo azul da consola central ganha uma dimensão noturna fora do vulgar, e as três filas de bancos permitem muitas soluções de arrumação. A segunda fila possui uma função de rebatimento nos bancos laterais (esquerda e direita), de modo a facilitar as entradas e saídas de passageiros da terceira fila. De qualquer forma, o acesso à terceira fila de bancos obriga a fazer alguma ginástica, um problema habitual neste tipo de monovolumes compactos.Se houver necessidade de transportar grandes cargas, a área disponível do Orlando é uma das mais volumosas do segmento dos monovolumes, chegando aos 1499 litros com as duas filas de bancos rebatidas (856 litros abaixo da linha dos vidros).
No mercado europeu português o Orlando aposta no motor diesel 2.0 nas variantes de caixa manual ou automática. É bloco de injeção direta de combustível common rail que debita 163 CV às 3800 rpm e um binário máximo de 360 Nm às 2000 rpm.A maioria dos fabricantes tem optado por reduzir a potência dos motores com o objetivo de conseguir consumos mais comedidos e menos emissões de gases poluição. Uma coisa é certa, a vocação de um carro como o Orlando é transportar a família, não é fazer corridas. É verdade que sabe bem sentir que temos energia no motor para resolver determinadas situações de ultrapassagem ou nas subidas mais difíceis com o carro cheio de crianças e bagagem. Em estrada o comportamento é seguro e previsível. O chassis foi afinado para obter o melhor equilíbrio entre conforto e agilidade.
Os níveis de equipamento dividem-se em três – LS, LT e LTZ. A versão base, LS dispõe de série equipamentos como o controlo eletrónico de estabilidade, seis airbags e espelhos retrovisores de comando elétrico. A versão intermédia LT dispõe de equipamento como os sensores de estacionamento e os comandos do sistema de áudio no volante. Por último, o nível LTZ inclui de série, por exemplo, jantes em liga leve de 17 polegadas, espelho retrovisor electrocromático e programador de velocidade.A segurança dos ocupantes é um aspeto prioritário nesta classe de automóveis. O Orlando dispõe de seis airbags – frontais duplos, laterais e de cortina.
Os preços variam entre os 30.996 euros da versão com caixa manual e os 36.996 euros com a caixa automática.