O novo Ford Focus chegou a Portugal em Abril, com uma plataforma nova e recheado de equipamento. O Focus é um automóvel com tradição no nosso mercado e deverá continuar a ser uma proposta a ter em conta no competitivo segmento C. Inicialmente disponível apenas na carroçaria de 5 portas, também já está à venda nosso país a versão station wagon e em breve chega a versão sedan de 4 portas. O novo Focus conta com 3 motorizações, 6 níveis de potência e duas caixas de velocidades, a manual de seis velocidades e a PowerShift, automática de dupla embraiagem e 6 relações. Os blocos 1.6 a diesel e a gasolina vêm de série com a tecnologia Stop/Start, o que garante poupanças significativas ao nível de consumos de combustível e emissões de CO2.
A versão de entrada de gama, o Ford Focus 1.6TDCi Trend, de 95cv, conta com um preço de 24.110 euros, enquanto que para a mesma versão equipada com o motor de 115cv haverá um acréscimo de 1.000 euros. As versões First Edition contam com os motores 1.6TDCi de 95 e 115cv e também com o bloco 1.6 EcoBoost que disponibiliza 150 ou 180cv. Estará igualmente disponível na gama Focus o motor diesel 2.0TDCi com 2 níveis de potência: 140 e 163cv, acoplados a uma caixa manual de 6 velocidade ou automática PowerShift.
Não será exagero afirmar que o novo Ford Focus é um automóvel tecnológico e conta, de série, ou como opção, com vários avanços tecnológicos, como o sistema automático de estacionamento (ver vídeo), controlo automático de velocidade adaptativo com limitador velocidade, sistema BLIS de deteção de ângulo morto, alerta do condutor que monitoriza os sinais de cansaço, aviso de saída de faixa com assistência à manutenção da faixa, sistema de controlo em curva e reconhecimento de sinais de trânsito.
Versão ensaiada: Ford Focus 1.6TDCI Titanium First Edition 95cv, disponível a partir de 26.560 euros.
Como vem sendo habitual nos seus lançamentos, a Ford Lusitana volta a apostar nas versões especiais de lançamento First Edition, oferecendo deste modo aos seus clientes um veículo mais acessível, dotado com as mais recentes tecnologias. Do equipamento de série fazem parte faróis de acendimento automático, retrovisores elétricos e aquecidos, limpa pára-brisas automático, jantes de liga leve de 17″, vidros escurecidos, estofos parcialmente em couro, ar condicionado automático, rádio CD com Bluetooth e ficha USB, botão de arranque Ford Power, controlo automático da velocidade, sistema de controlo em curva, sistema de deteção de deflação de pneus, sistema automático de estacionamento e sistema de chave inteligente.
A nível de design exterior, o novo Ford Focus é um automóvel bastante agradável à vista, e não restam dúvidas de que a sua qualidade dinâmica é reforçada pelo seu distinto design interior, que nos faz sentir num autêntico cockpit, com uma elegante consola central, que nos envolve e nos oferece um excelente acesso aos principais comandos. A boa funcionalidade é acompanhada por um ótimo nível de acabamentos.
Ficha Técnica da versão ensaiada:
Motor: 1.6 TDCI
Cilindrada: 1560 cc
Potência: 95cv
Binário: 230Nm entre 1500 – 2000 rpm
Caixa: Manual de 6 velocidades
Tracção: Dianteira
Consumos (urbano/estrada/combinado): 5.1/3.7/4.2 l/100km
Emissões de CO2: 109 g/km (Estágio V)
Velocidade máxima: 180 Km/h
Aceleração 0-100 Km: 12,5 s
Preço: 26.560 euros