A Opel vai lançar em Setembro uma nova versão Corsa equipada com o renovado motor a gasolina 1.2 Twinport com sistema Start/Stop.
A Opel está a implementar um plano abrangente de introdução do sistema Start/Stop em todas as linhas de modelos. Até ao primeiro trimestre de 2012, a marca disponibilizará o sistema em 34 combinações modelo/motor.
As vantagens do sistema Start/Stop, especialmente no trânsito citadino, são evidentes. O princípio é simples: quando o motor não trabalha, não consome combustível. O sistema desliga automaticamente o motor quando o automóvel está parado, se o condutor colocar a alavanca da caixa de velocidades em ponto-morto e libertar o pedal da embraiagem. Quando o semáforo fica verde ou o tráfego recomeça a mover-se, basta pressionar o pedal da embraiagem e o motor é ligado de novo, de forma automática. Os condutores que preferirem desactivar o sistema podem fazê-lo manualmente, pressionando a tecla ‘ECO’ localizado na consola central.
De acordo com os valores divulgados pela marca, a inclusão do sistema Start/Stop no Corsa 1.2 traduz-se numa redução média de 0,4 litros no consumo de combustível, que baixa para 5,1 l/100 km.
Na condução urbana, onde naturalmente o sistema revela a sua mais-valia, a redução é de 0,8 l/100 km. A integração do sistema Start/Stop não produz qualquer alteração nas performances do motor 1.2 Twinport. Com uma potência de 85 cv, este propulsor consegue acelerar o Corsa de zero a 100 km/h em 13,6 segundos e levá-lo a atingir a velocidade máxima de 72 km/h.
Para além do novo 1.2 Start/Stop de 85 CV, a gasolina, da gama Corsa consta outra opção com Start/Stop, esta com motor turbodiesel 1.3 CDTI de 95 CV.