FOTOS: Honda
A primeira scooter da Honda foi lançada em 1954, tratava-se da Juno K, e já na altura apresentava tecnologias e materiais avançados, como por exemplo, um motor a quatro tempos com arranque elétrico, pára-brisas integral e carenagens em plástico reforçado a fibra de vidro. Agora, quase 60 anos e muitos modelos depois, surge a nova Honda Vision, uma scooter inteligente e, acima de tudo, bastante económica, algo cada vez mais fundamental nos dias que correm.
Com um motor a quatro tempos de 110 cc, boas performances e uma excelente economia de combustível, 1,9 l/100 km em condições normais de condução, a Vision surpreendeu-nos pela positiva e parece-nos uma excelente opção para quem procura um veículo económico para pequenas deslocações, essencialmente citadinas.
A Poupança de combustível é, sem dúvida, um dos principais argumentos da Honda na promoção deste modelo e, de facto, os números dão que pensar. Gastando uma média de 1,92 l/100 km, a nova Vision percorre cerca de 52 km por litro. Fazendo uma média 4.000 km por ano, significa que gastaríamos à volta de 120 € anuais em gasolina. A título de exemplo, 120 € é quanto custam três meses de passe social. A estas contas há que juntar um investimento inicial de 1.799 €, que é quanto custa a Honda Vision 110.
Não restam dúvidas de que o preço é um factor chave, mas nem por isso a Honda abdicou de dotar a Vision de bom equipamento, apresentando um grande espaço para arrumação debaixo do banco, um painel de instrumentos evoluído e de fácil leitura e uma ergonomia que a torna confortável para condutor e passageiro. Os 760 mm de altura do banco oferecem bastante espaço para as pernas e tornam a Vision muito fácil de conduzir. Também comprovámos que é uma scooter bastante ágil para as deslocações citadinas. Para isso também contribui o seu baixo peso de apenas 102 kg. O porta-bagagens traseiro em alumínio está preparado para a instalação de uma ‘top case’, um dos acessórios disponíveis.
Quanto ao motor, a Vision recorre a uma unidade monocilíndrica a quatro tempos, refrigerada a ar, de 110 cv. A nível de emissões, a Vision cumpre a norma Euro 3 e o funcionamento do motor é bastante silencioso.
A segurança também não foi descuidada e a Vision vem equipada com o avançado Sitema de Travagem Combinada CBS, o mesmo que equipa a Honda PCX 125. Este sistema liga a manete esquerda ao travão traseiro e ao travão dianteiro, otimizando o esforço de travagem em ambas as rodas.
A Honda disponibiliza para este modelo uma vasta gama de acessórios, entre eles: kit de alarme; ‘top case’; pára-brisas mais alto, capa de exterior e capa de proteção.
A nova Honda Vision 110 está disponível em cinco cores: cinza, branco, vermelho, preto e azul.
CARAS Motores: Conheça a nova Honda Vision 110
Guiámos a nova scooter da Honda pelas ruas de Lisboa. Confortável, silenciosa e, acima de tudo, muito económica. Um veículo a ter em conta para os tempos de crise.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites