Aos 44 anos, Rui Paula volta a ver a sua cozinha destacada, agora num artigo do jornalista de viagens americano Seth Sherwood publicado no jornal The New York Times com o título 36 Horas no Porto. Sherwood elogia a francesinha gourmet do restaurante que o chef possui na Baixa portuense, o D.O.P., referindo, com humor, que “não é recomendada por cardiologistas“. Autodidata, Rui Paula é conhecido pela forma como interpreta a cozinha de inspiração tradicional, dando-lhe uma roupagem moderna e distinta. Em 94, abriu o seu primeiro restaurante, o Cêpa Torta, em Alijó, e, em 2007, depois de passar curtas temporadas com alguns chefs conceituados, abriu o D.O.C., em Folgosa, no Douro, que o catapultou internacionalmente. No ano passado, abriu o D.O.P., hoje considerado um dos melhores restaurantes do Porto.
O Livro
“Steve Jobs”, de Walter Isaacson
A genialidade não é para todos, e isso fica provado nesta biografia. A perseverança e genialidade de Steve Jobs mudou a forma como olhamos a tecnologia, como interagimos com o telemóvel e até a forma como compramos e ouvimos música (iTunes e iPod).
O Filme
“Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino
Este é o meu filme de eleição, porque mudou a forma de fazer cinema. O facto de a história ser contada num mix, e não da maneira tradicional, obriga-nos a uma atenção extra.
O Restaurante
Os de Jöel Robuchon em Paris
Gosto do L’Atelier e do La Table, de Jöel Robuchon. Para mim, são os melhores restaurantes de Paris, porque têm um chef que é, para mim, uma fonte de inspiração. Ele trabalha com base na cozinha tradicional, da qual tem um conhecimento profundo, e cruza-a com a técnica francesa como só ele sabe fazer.
O Museu
The State Hermitage, Rússia
Pela sua grandiosidade e pela forma harmoniosa como as diferentes artes convivem. Sempre que estou em S. Petersburgo vou lá.
A Viagem
Bordeaux, San Sebastian e Barcelona
Uma viagem para se fazer de carro, principalmente para quem gosta de comida, vinho e arquitetura. Em Bordeuax provam-se os magníficos vinhos; em San Sebastian come-se maravilhosamente; em Barcelona vê-se o melhor de Gaudí, apanha-se sol e também se come bem.
A Cidade
Paris
Gostava de dizer que a minha cidade de eleição era o Porto, que também é uma cidade maravilhosa, mas para isso precisava de ter os edifícios tão bem recuperados como os de Paris. E claro, é a cidade dos perfumes, dos grandes estilistas e dos grandes chefs…
O CD
“Fado Tradicional”, de Mariza
Elejo a Mariza, uma das embaixadoras do fado, agora eleito Património Imaterial da Humanidade. Quando é bem interpretado, é uma grande fonte de inspiração para a minha culinária.