Nascido em Lisboa, em 1974, Miguel Gameiro tornou-se conhecido como vocalista dos Pólo Norte, banda de que foi um dos fundadores, em 1992, tendo editado sete álbuns, dois dos quais foram disco de ouro. Em 2010, inicia carreira a solo com A Porta ao Lado, cujo primeiro single, Dá-me um Abraço, lhe vale uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Música, e em outubro passado um disco de ouro por mais de dez mil unidades vendidas. O ano passado fica ainda na sua biografia como o da entrada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, para frequentar um curso de Gestão e Produção em Cozinha. Cozinhar é, aliás, uma das ocupações dos seus tempos livres, divididos com a escrita de canções e o cinema.
O filme: “Cinema Paraíso”
A história de um cineasta que começa a sua relação com o cinema numa pequena cidade, onde, por intermédio do seu amigo Alfredo, o projecionista, podia assistir à projeção dos filmes no Cinema Paradiso. Dirigida por Giuseppe Tornatore, esta ode à amizade, onde a inocência da infância é retratada de forma sublime e contagiante, é das mais belas homenagens ao cinema, enquanto arte.
O restaurante: Vários
Azeite e Alho, de Ivo Loureiro, em Apúlia; Doc e Dop, de Rui Paula; Alma, de Henrique Sá Pessoa; Manifesto, de Luís Baena; 2780 Taberna, de Nuno Barros; O Cantinho do Avillez, de José Avillez; Casa Galega, em Paço de Arcos.
O livro: “O Fim da Ilusão”
Para refletir profundamente sobre o estado do Estado. Henrique Medina Carreira, antigo ministro das Finanças, faz-nos um retrato económico e social do País, de forma clara e incisiva, como nos habituou. Um livro que fala das causas que contribuíram para a preocupante situação económica que atravessamos e que abre caminhos para a sua resolução. Tudo isto ao estilo único de Medina Carreira. Leitura obrigatória para os tempos que vivemos.
A canção: “Bohemian Rhapsody”
Recordo-me de assistir ao Live Aid, em 1985, e de ficar colado ao televisor quando Freddie Mercury e os Queen se impuseram em palco, levando Wembley ao rubro. Gravada originalmente em 1975, no álbum A Night at the Opera, com uma estrutura musical fora do comum para a altura, Bohemian Rhapsody é, para mim, uma das canções mais extraordinárias alguma vez compostas.
As férias: Los Angeles – São Francisco – Death Valley – Las Vegas – Grand Canyon, de Harley Davidson
A oportunidade única de conhecer (um pouco) um imenso país, para além daquilo que nos chega diariamente pelos noticiários. Pela sua imensidão, em cerca de 3 mil kms a paisagem altera-se vezes sem conta, passando de uma vincada urbanidade para um imenso nada. Fazer parte desta viagem de mota, na clássica Harley Davidson, teve um sabor muito especial.
A escolha de… Miguel Gameiro
Aos 18 anos começou a sua carreira na música, como vocalista dos Pólo Norte. Aos 36, durante uma pausa da banda, lançou-se a solo com um CD de grande sucesso, 'A Porta ao Lado'.